CULTURA

Distrito Junino transforma Taguatinga e Samambaia em palcos da cultura popular

17 de julho, 2025 | Por: Agência Brasília

Com mais de 60 grupos juninos participantes, cidades-sede mostram protagonismo no maior circuito quadrilheiro do DF e disputam lugar para a grande final na Esplanada dos Ministérios, em agosto

A terceira semana do Distrito Junino 2025 começa nesta sexta-feira (18), com programação simultânea em Taguatinga e Samambaia. Palcos de tradição e história do movimento junino no Distrito Federal, as duas regiões abrigam 63 quadrilhas participantes do circuito, representando as três entidades que integram a iniciativa e que acumulam décadas de dedicação e defesa da cultura popular.

De sexta-feira a domingo, a animação está garantida com as festividades em Taguatinga e Samambaia | Foto: Divulgação/Secec-DF

As apresentações vão de sexta a domingo (20), sempre a partir das 18h, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos. Em Taguatinga, o evento será realizado no Taguaparque; e, em Samambaia, na QN 502, próximo à Igreja da Barca.

Além das competições, o público poderá curtir trios de forró, atrações musicais regionais, comidas típicas e uma estrutura pensada para acolher toda a família. A etapa é classificatória e definirá as quadrilhas que avançam às semifinais do circuito.

Cultura valorizada

Mais do que apresentações, o Distrito Junino tem promovido um movimento de valorização da cultura quadrilheira como patrimônio imaterial e econômico do DF. “Ver essas cidades pulsando com o Distrito Junino 2025 é a prova viva da força e da beleza da nossa tradição”, comemora o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. “São mais de 60 quadrilhas que representam décadas de resistência, paixão e dedicação à cultura popular. Valorizar esse movimento é garantir que a identidade do nosso povo continue viva e presente nas novas gerações.”

Hamilton Tatu, da União Junina Brasiliense, reforça: “Samambaia é solo fértil para o forró, para o teatro junino e para a formação de novos artistas. As quadrilhas daqui representam identidade, fé e resistência”. A União Junina Brasiliense reúne 18 grupos com expressiva atuação na cidade.

Márcio Nunes, presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (LinqDF), que possui 25 grupos no circuito, ressalta a mobilização popular e a forte presença das regiões: “Taguatinga tem um legado importante. Ver as quadrilhas da região brilhando em casa, com apoio da comunidade, é uma forma de fortalecer nossa cultura com orgulho”.

Para Robson Vilela, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do DF (Fequaju), que conta com 20 representantes das RAs, a etapa também representa um marco simbólico. “Essa concentração de quadrilhas das cidades-sede mostra que o Distrito Junino não é um evento que passa pelas regiões, ele nasce nelas”, avalia. “Estamos vendo o maior circuito da história do DF construindo-se com base no protagonismo de quem sempre manteve essa chama acesa”.

Presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, Affonso Gomes ressalta que Samambaia e Taguatinga vivem o São João durante todo o ano. “A força do movimento quadrilheiro nessas regiões é reflexo de um trabalho coletivo que atravessa gerações e forma verdadeiras comunidades culturais”, valoriza. 

Distrito Junino 2025 / Etapas Taguatinga e Samambaia

► Sexta, sábado e domingo, a partir das 18h.
► Locais: Taguatinga – Taguaparque; Samambaia – QN 502, próximo à Igreja da Barca
► Ingressos para Taguatinga podem ser retirados neste linkpara Samambaia, aqui.

Com informações da Secec-DF

Artigos Relacionados