
Clubinho de leitura para crianças estreia neste sábado (18) na Biblioteca Nacional
Ampliando o acesso à literatura, dois livros serão lidos com mediação a cada encontro; a programação será mensal e começa neste sábado (18)
Elaborado pela Secretaria de Educação, material apresenta estratégias pedagógicas e reforça equilíbrio entre tecnologia e aprendizagem
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) lançou o guia Uso do Celular: Modo Aprendizagem, um material elaborado para apoiar as unidades escolares na implementação da lei federal nº 15.100/2025, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas públicas. O objetivo é transformar a relação dos estudantes com a tecnologia, promovendo o uso pedagógico dos aparelhos e fortalecendo a concentração e a convivência nas salas de aula.
O guia oferece diretrizes claras e estratégias práticas para a implementação dessa lei, ressaltando a diferença entre porte e uso dos celulares. O documento também reforça a importância de criar alternativas que incentivem a socialização e a criatividade dos alunos.
O material sugere a implementação de clubes escolares, projetos culturais, jogos cooperativos e espaços interativos, garantindo que os estudantes encontrem atividades enriquecedoras nos momentos de lazer.
A orientação é que as equipes gestoras das unidades escolares promovam a divulgação do informativo junto a professores, estudantes e famílias e responsáveis, assegurando alinhamento entre a escola e comunidade.
“Já percebemos um maior engajamento dos alunos nas atividades”, avalia a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “O diálogo constante com a comunidade escolar tem sido essencial para esclarecer dúvidas e reforçar os benefícios dessa ação”.
A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, enfatiza que o guia é um instrumento essencial para apoiar as escolas na aplicação da nova norma: “Estamos transformando potenciais distrações em ferramentas valiosas para o ensino e a aprendizagem, além de incentivar um ambiente escolar mais dinâmico e inclusivo”.
O guia está disponível para consulta no site oficial da SEEDF e já foi disponibilizado às coordenações regionais de ensino.
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