Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

Djokovic espera que o ‘caso Sinner’ seja resolvido ‘o mais rápido possível’

2 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

Sinner testou positivo em março, mas as autoridades tenísticas permitiram que ele continuasse jogando

Djokovic espera que o ‘caso Sinner’ seja resolvido ‘o mais rápido possível’
Novak Djokovic — Foto: Reprodução/Instagram

O tenista sérvio Novak Djokovic afirmou nesta quarta-feira em Xangai que espera que o caso de suposto doping do atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, “seja resolvido o mais rápido possível”, lamentando novamente as “incongruências” do sistema antidoping no tênis.

Sinner testou positivo em março, mas as autoridades tenísticas permitiram que ele continuasse jogando até ser absolvido no último mês de agosto. No entanto, a decisão foi contestada pela Agência Mundial Antidoping (WADA), que solicita uma suspensão de um a dois anos para o italiano.

Djokovic disse “entender o sentimento de muitos tenistas” que se perguntaram se Sinner estava sendo protegido por seu status de número 1 mundial e estrela do esporte.

O sérvio reconheceu que este deve ser um momento “muito difícil” para o italiano, mas criticou que “é evidente que o sistema não está funcionando bem”.

“Há muitas incongruências, muitos organismos envolvidos, e este caso não está ajudando em nada o nosso esporte”, acrescentou o ex-número 1, de 37 anos.

“Independentemente do que aconteça, o que quero é que isso seja resolvido o mais rápido possível”, declarou.

As autoridades tenísticas aceitaram as explicações de Sinner de que ele teria sido contaminado acidentalmente por um spray usado por seu fisioterapeuta para tratar um corte no dedo, que continha um anabolizante proibido. No entanto, a WADA não ficou convencida e decidiu recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte.

Sinner, de 23 anos, admitiu recentemente que desde março tem passado várias noites sem dormir, mas isso não o impediu de vencer o último US Open ou de jogar recentemente a final do torneio ATP 500 de Pequim contra o espanhol Carlos Alcaraz.

“É impressionante como ele está jogando, o nível de tênis que demonstrou durante todo esse processo”, elogiou Djokovic, que tem “uma motivação extra” para conquistar em Xangai o 100º título de sua carreira, apesar de não ter competido em muitos torneios nas últimas semanas.

“Espero poder aproveitar essa energia renovada e também as experiências e sucessos passados” para vencer pela quinta vez em um torneio que também conta com a participação de Sinner e Alcaraz.


BS20241002114515.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/10/02/djokovic-espera-que-o-caso-sinner-seja-resolvido-o-mais-rapido-possivel.ghtml