
Com estoque em nível crítico, Hemocentro de Brasília pede doações de sangue O-
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Doar sangue salva vidas! Não apenas uma, mas até quatro. Para entender essa matemática que multiplica esperanças, é preciso conhecer o caminho que o sangue percorre nos hemocentros até a corrente sanguínea do paciente que precisa. E o primeiro passo dessa grande jornada começa com a ida do candidato à doação ao hemocentro da sua …
Continue reading “Do doador à transfusão: conheça o caminho que o sangue percorre depois da coleta”
Doar sangue salva vidas! Não apenas uma, mas até quatro. Para entender essa matemática que multiplica esperanças, é preciso conhecer o caminho que o sangue percorre nos hemocentros até a corrente sanguínea do paciente que precisa. E o primeiro passo dessa grande jornada começa com a ida do candidato à doação ao hemocentro da sua cidade.
Os requisitos básicos são: ter, no mínimo, 50kg, e entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Também é necessário estar alimentado e evitar comidas gordurosas 3 horas antes. Caso a doação seja após o almoço, é preciso aguardar 2 horas para que o procedimento seja realizado. Confira o passo a passo:
No hemocentro, o candidato deve apresentar documento de identidade oficial com foto. São aceitos documentos como Carteiras de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte e outros, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
Nesta etapa, são checados sinais vitais, como pressão arterial, pulso, temperatura corporal e medidos o peso e a altura do candidato à doação. É realizado também um teste para verificar se a pessoa tem anemia.
Na avaliação clínica, o candidato à doação precisa responder um questionário realizado por profissional de saúde, de maneira totalmente sincera. As perguntas são sobre o estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, hábitos diários e outras informações. As respostas são importantes para a segurança do doador e do paciente que receberá o sangue.
Esta etapa da doação leva, em média, 15 minutos. O volume de sangue retirado depende de cálculo baseado no peso e altura corporal e não faz falta ao organismo. Todo o material utilizado é individual e descartado após o uso.
Após a doação, o doador recebe um lanche e fica um tempo no hemocentro.
O sangue é encaminhado para exames laboratoriais. O protocolo é o mesmo em todo o país, seja na região central do Brasil, como na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), ou na região norte, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.
Cada bolsa de sangue passa por um processo de centrifugação que faz a separação dos hemocomponentes que serão utilizados para transfusão, conforme a necessidade dos pacientes. São eles: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma fresco congelado (PFC), Crioprecipitado (CRIO).
• As plaquetas podem ser usadas em até 5 dias;
• O plasma pode ser usado dentro de 12 meses; e
• O concentrado de hemácias pode ser usado dentro de 42 dias depois da doação.
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Unidade inaugurada em 1960 segue como um dos maiores hospitais do Brasil em atendimentos de alta complexidade
Secretaria de Saúde terá mais de 50 locais de atendimento para atualização das cadernetas
Secretaria de Saúde convoca bebês, crianças, adolescentes e adultos para garantir a cobertura vacinal contra a doença