
Ceilândia recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta sexta
Abordagem tem previsão de percorrer 11 pontos na região

Em janeiro, foram obtidos quase 1,6 mil litros – cerca de 20% abaixo do esperado. Rede distrital contribui diretamente para redução de mortalidade infantil
O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter. Nesse sentido, a rBLH e os postos de coleta de leite humano (PCLH) contribuem diretamente para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Distrito Federal é classificada como referência nacional pelo Ministério da Saúde. O DF é a única unidade da Federação autossuficiente em leite humano, o que significa que tem capacidade para suprir todas as necessidades de recém-nascidos internados em unidades neonatais, sem depender de fontes externas.
Caso haja desejo de doar ou necessidade de orientações sobre o aleitamento, a pessoa pode entrar em contato com o BLH ou PCLH mais próximo de sua casa. Também é possível fazer o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4, pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) oferece apoio para a coleta domiciliar e o transporte do leite doado.
Em janeiro, a rBLH teve uma redução em seus estoques neste ano. Janeiro é um mês tradicionalmente de férias, o que acaba desfavorecendo a doação regular. No período, foram obtidos cerca de 1,5 mil litros de leite materno, aproximadamente 20% abaixo do volume esperado.
“Quando uma mulher se dispõe a doar, ela está entrando para uma rede que gera vida”Graça Cruz, integrante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno
Toda mulher em boas condições de saúde, com excesso de leite e que se disponha a doar voluntariamente é uma doadora em potencial. “Quando uma mulher se dispõe a doar, ela está entrando para uma rede que gera vida”, define a integrante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, Graça Cruz.
“Essa mãe não está só doando leite: está ampliando as chances de sobrevivência para outros prematuros e bebês de baixo peso. Está fazendo com que crianças, além da sua, recebam os benefícios do leite materno”, complementa a profissional.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Abordagem tem previsão de percorrer 11 pontos na região

Cerca de 850 mil moradores serão beneficiados pela unidade que funcionará no setor hospitalar da região

Os espaços exigem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários de até R$ 3 mil, com benefícios

Movimento de passageiros foi intenso, semelhante ao registrado no mesmo período do ano anterior
