
Flamengo x Pyramids: retrospecto, arbitragem e mais informações sobre o confronto
Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Expessura adotada no torneio estadual é novidade na edição deste ano

A linha do VAR do Campeonato Carioca roubou as atenções na segunda partida da semifinal entre Flamengo e Vasco, vencida pelo rubro-negro por 2 a 1. E pode fazer o mesmo nos Fla-Flus que decidirão o torneio, nesta quarta e no próximo domingo. Isso porque o recurso adotado no Estadual do Rio conta com uma particularidade que o diferencia dos demais torneios do Brasil e até do mundo.
Uma das principais novidades do Carioca 2025 é a largura maior da linha utilizada pelo VAR para avaliar possíveis impedimentos. Ela mudou dos 6 cm usados até a edição passada para 12 cm. Como a própria Federação de futebol do Rio (Ferj) anunciou no início do ano, o “objetivo é privilegiar o ataque e acabar com imagens inconclusivas, sendo por um ombrinho ou pezinho”.
O aumento da linha foi fundamental para a validação do gol de Bruno Henrique, que empatou o jogo para o Flamengo. Ao mesmo tempo, houve muito estranhamento por parte dos vascaínos.
Veja, lado a lado, a linha do VAR usada no Flamengo x Vasco do último sábado e a utilizada na semifinal entre Vasco e Nova Iguaçu, pela edição do ano passado:
Importante lembrar que o VAR, em qualquer lugar do mundo, traça duas linhas em campo para verificar uma situação de possível impedimento: no jogador de ataque e no de defesa, que poderia dar ou não condição para o adversário. Com elas mais largas, aumenta-se a possibilidade de se sobreporem e, consequentemente, a margem de erro, que pode chegar a uma área de 24 cm.
A linha do Carioca é o dobro da utilizada no Campeonato Brasileiro. E 7 cm mais larga que a da Premier League. O detalhe é que a liga inglesa foi uma das primeiras no mundo a seguir este movimento de aumentar as retas.
Desde a temporada 2021/22, o árbitro de vídeo da Premier League mantém a largura de 1 pixel (medida usada desde a implementação da tecnologia) na hora de aplicar as linhas sobre os jogadores com o intuito de ser o mais preciso possível. Mas, em seguida, elas são alargadas para 142 pixels cada, o que dá uma expessura de 5 cm. Com isso, a margem de erro passou a ser de 10 cm.
A medida diminuiu a quantidade de gols anulados por irregularidades milimétricas. Mas não cessou as polêmicas. Por isso, a Premier League prometeu, ainda na atual temporada, adotar a tecnologia do impedimento semi automático, já usada na Copa do Mundo e na Liga dos Campeões da Europa. Ela já começou a ser testada nos jogos da Copa da Inglaterra.

Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Programa de Apoio ao Futebol do Distrito Federal (PAFDF) abre espaço para apoio financeiro de clubes masculinos, femininos e categorias de base em competições nacionais; valores podem chegar a R$ 8 milhões por equipe

Treinador está no cargo desde outubro de 2020, com 10 títulos conquistados

Rubro-Negro faz 2 a 1 e se classifica para enfrentar o Pyramids, do Egito, na semifinal da Copa Intercontinental
