Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

Domingo (28), Ceilândia recebe a 3ª edição da Batalha do Neurônio

24 de julho, 2024

O evento conta com apresentações musicais, dança e grafite; o campeão recebe R$ 400

Domingo (28), Ceilândia recebe a 3ª edição da Batalha do Neurônio
Entre as apresentações musicais, o público verá MCs da cena, como Rachmemo e Matuto e um set com a DJ Ketlen (floto) - foto: @imagineacao

Com o tema “De Rolê pela Galáxia Hip Hop”, a terceira edição desta temporada da Batalha do Neurônio acontece neste domingo (28), a partir das 15h, na Praça do Cidadão, em Ceilândia. Para esta terceira edição, além da tradicional batalha de rimas, o público vai dar um rolê pelo universo intergaláctico do hip hop e conferir alguns dos elementos dessa cultura, como o break, o graffiti, o MC e o DJ.

“Preparamos algo especial para esta edição da Batalha do Neurônio. Vamos explorar e celebrar cada canto do universo artístico e musical do hip hop. Entre rimas poderosas, danças gravitacionais e grafites cósmicos, o nosso objetivo é fortalecer e manter viva a essência da cultura hip hop”, explica Biro Ribeiro, um dos organizadores da Batalha do Neurônio.

A batalha de rimas, única no formato conhecimento no DF, onde os MCs disputam a partir de temas sugeridos pelo público, terá participação dos MCs Aline, John, Tempestade, Balota, Maju, Cardoso, Padilha e Nonô. Também terá uma lista aberta para inscrições do público presente, com vagas para participação na batalha. A apresentação é de Nenzin MC e as picapes ficam no comando do DJ Jean C. O MC campeão recebe uma premiação de R$ 400 e garante uma vaga para a grande final da Batalha do Neurônio que será realizada no final do ano.

A viagem intergalática pela cultura hip hop não termina aí. As apresentações musicais, de MCs da cena, ficam por conta do Rachmemo e Matuto e um set com a DJ Ketlen. A artista Camz comanda a viagem pelo o universo do graffiti cósmico, mandando ao vivo durante o evento, alguns traços, cores e desenhos da galáxia hip hop. Já o grupo BSB Girls vai mostrar que a gravidade tem pouco efeito na via láctea do breakdance, mandando um passinho de outro mundo no palco do evento.

Batalha do Neurônio

A nova temporada da Batalha do Neurônio tem como objetivo criar uma história a partir dos elementos da cultura hip hop e das batalhas de rimas. “A proposta é promover uma jornada, com um fio que liga todas as edições do Neurônio e conduz os MCs, e também o público para uma construção coletiva a partir do freestyle, no formato que já é conhecido da batalha”, acrescenta Natália Botelho, também organizadora do projeto.

A Batalha do Neurônio é realizada há 12 anos pelas ruas do Distrito Federal, em cidades como a Vila Planalto e Taguatinga, ocupando os espaços com arte e cultura hip hop. Agora, em novo local, acontece na Praça do Cidadão, palco conhecido da cena cultural do Distrito Federal.

Nesta temporada, o projeto conta com a realização do Arte de Rimar e Batalha do Neurônio; com o apoio do Jovem de Expressão, Decanato de Extensão – UnB e Administração Regional da Ceilândia; e com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF).

Serviço

Batalha do Neurônio – 3ª edição. Data: Domingo (28), a partir das 15h. Local: Na Praça do Cidadão (, Ceilândia Norte, QNM 18/20). Entrada: gratuita.