ESPORTES

Dona de quatro ouros olímpicos na natação, Ariarne Titmus surpreende ao anunciar aposentadoria aos 25 anos

17 de outubro, 2025 | Por: Agência O Globo

Australiana afirmou ter sido uma escolha pessoal

Nadadora australiana Ariarne Titmus anuncia aposentadoria aos 25 anos
Nadadora australiana Ariarne Titmus anuncia aposentadoria aos 25 anos — Foto: Reprodução

Dona de quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e de outras quatro em Mundiais, a nadadora Ariarne Titmus anunciou sua aposentadoria da natação competitiva. Uma decisão que surpreendeu o mundo do esporte. Um dos maiores nomes da modalidade atualmente, ela encerrou seu ciclo no alto rendimento aos 25 anos.

De acordo com a australiana, a escolha foi pensada em poder se dedicar à vida pessoal. Em carta publicada em suas redes sociais direcionada a si mesma quando criança, Titmus afirma que a perseguição pelas conquistas foi “implacável”.

“Querida Ariarne de sete anos, hoje você se aposenta da natação competitiva. 18 anos que você passou competindo na piscina. 10 deles representando seu país. Você foi a duas Olimpíadas e, melhor ainda, venceu. Os sonhos que você teve se tornaram realidade. Os amigos que você fez são para a vida toda. Você conquistou mais do que jamais imaginou ser capaz e deve estar muito orgulhosa”, iniciou Titmus em seu texto de adeus.

“Ao longo da jornada você conheceu pessoas incríveis que te ajudaram até o fim. Seus treinadores (um muito especial em particular), sua equipe de apoio, companheiros de equipe, competidores, patrocinadores, amigos, família e fãs. Certifique-se de agradecer a todos eles. Fazer as malas e mudar-se de casa aos 14 anos, que decisão difícil foi. Mamãe e papai viram o brilho no seu olho e sacrificaram tudo para se mudar. Sem eles, ao lado da Mia (sua irmã mais nova), não estaria aqui hoje”.

“Você acabou de fazer 25 anos e o momento parece certo para se afastar da natação. A perseguição foi implacável e você deu cada pedacinho de si. Você vai embora sabendo que todas as barreiras foram transformadas, sem arrependimentos. Está realizada, satisfeita e feliz. O que vem pela frente é emocionante. Novas metas, mais tempo com as pessoas que mais ama e a chance de colocar o coração, não o seu esporte, em primeiro lugar. Certifique-se de aproveitar cada momento, grande ou pequeno. Acredite, o tempo voa”.

Titmus era o maior nome da natação australiana em atividade e um dos maiores da história. Em Tóquio-21, venceu os 200m livre e 400m livre. Na edição seguinte, em Paris, conquistou os 400m livre e fez parte do vitorioso revezamento 4x200m livre.

“Uma vez olímpico, sempre olímpico 💚💛 Obrigado Arnie!”, publicou a página do comitê olímpico australiano, que seguiu no agradecimento:

“De Tóquio 2020 a Paris 2024, oito medalhas olímpicas, um recorde mundial e muitas memórias depois Ariarne Titmus está se aposentando da natação competitiva. Obrigado por inspirar a Austrália e a próxima geração! Parabéns por uma carreira incrível”.

Grandes nomes da natação também comentaram o anúncio da aposentadoria, como os também australianos Ian Thorpe (maior campeão olímpico da Austrália) e a canadense Summer McIntosh, tricampeã olímpica em Paris aos 17 anos. Quem também se pronunciou foi a americana Katie Ledecky, dona de sete ouros olímpicos e 19 vitórias em Mundiais. As duas travaram grandes duelos nas piscinas nos últimos anos.

“Uma excelente competidora, campeã e pessoa! 👏🏼❤️Parabéns”, escreveu Ledecky.


BS20251016155025.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2025/10/16/dona-de-quatro-ouros-olimpicos-na-natacao-ariarne-titmus-surpreende-ao-anunciar-aposentadoria-aos-25-anos.ghtml

Artigos Relacionados