Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

Dossiê da zona de rebaixamento galáctica: como Vasco, Corinthians, Grêmio e Flu mergulharam na crise

21 de junho, 2024 / Por: Agência O Globo

Depois de 10 anos, o Z4 do Brasileirão é formado exclusivamente por campeões brasileiros

Dossiê da zona de rebaixamento galáctica: como Vasco, Corinthians, Grêmio e Flu mergulharam na crise
Como Vasco, Corinthians, Grêmio e Fluminense mergulharam na crise — Foto: Editoria de Arte

Se a briga na parte de cima da tabela está bastante acirrada, o mesmo pode-se dizer do outro lado da classificação. Depois de 10 anos, uma rodada do Campeonato Brasileiro é finalizada com o Z4 sendo formado exclusivamente por campeões: Vasco (17º), Corinthians (18º), Grêmio (19º) e Fluminense (20º) somam 17 títulos brasileiros, 10 Copas do Brasil e 6 Libertadores. Mas afinal, o que explica o “Z4 galático” do torneio?

Corinthians

O time paulista vive uma enorme crise fora dos gramados, o que, consequentemente, respinga dentro de campo. As saídas de jogadores importantes sem grandes compensações, o fim da parceria vendida como grande trunfo do início do ano — VaideBet rescindiu contrato de patrocínio com o Corinthians no início deste mês — e a montagem do elenco ajudam a entender a posição do Timão.

A comissão técnica, no entanto, tenta blindar o elenco e recuperar o Corinthians dentro do Campeonato Brasileiro, mas, até aqui, sem sucesso. Aliás, o trabalho de António Oliveira também vem sendo bastante questionado neste início de competição, onde o Timão acumula uma vitória, quatro empates e cinco derrotas.

Grêmio

O Grêmio, em tese, seja o time que mais tenha chance de sair da zona de rebaixamento hoje. Afinal, o time gaúcho, que está em 19º na tabela, possui seis pontos conquistados, mas tem dois jogos a menos em relação aos seus concorrentes diretos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul que adiaram duas rodadas da equipe.

A tragédia, aliás, também é um dos motivos que explicam a presença do Grêmio no Z4. O time gaúcho ainda não conseguiu recuperar o bom futebol depois da paralisação e desde que voltou à jogar acumula quatro derrotas em quatro jogos no Campeonato Brasileiro. Outro ponto são os desfalques dos principais jogadores como Soteldo, convocado para a seleção venezuelana, e Diego Costa, que foi diagnosticado com uma lesão de grau 3-C no músculo adutor longo da coxa esquerda.

Fluminense

O time tricolor vive uma crise de identidade com o modelo de jogo proposto pelo técnico Fernando Diniz, que conquistou a América no ano passado. Sete meses depois de conquistar a Libertadores, o Fluminense não consegue repetir o bom futebol, vê alguns de seus principais jogadores em má fase e amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro.

A única vitória do Fluminense nesta edição do Brasileirão foi o triunfo por 2 a 1 sobre o Vasco, na terceira rodada. De lá para cá, o time comandado por Fernando Diniz somou apenas dois pontos, em empates com o Atlético-MG (quinta rodada) e o Juventude (sétima rodada). De quebra, com 18 gols sofridos, o Tricolor amarga sua pior defesa nos pontos corridos após dez rodadas.

Vasco

O Vasco entrou na zona de rebaixamento ontem, após o triunfo do Vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-MG, mas o caminho já estava desenhado desde muito tempo. A começar pela montagem de elenco, que não supriu as carências do ano passado e não repôs à altura algumas saídas como a de Gabriel Pec e Marlon Gomes.

A crise em relação à SAF e a ausência de Dimitri Payet, o melhor jogador do time, são outros motivos que explicam a presença do Vasco na zona de rebaixamento. O mau momento da equipe custou o cargo do técnico português Álvaro Pacheco, demitido ontem após apenas quatro jogos no comando, e agora o time cruz-maltino precisa colocar a casa em ordem para tentar sair do Z4.


BS20240621150752.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/06/21/dossie-da-zona-de-rebaixamento-galactica-como-vasco-corinthians-gremio-e-fluminense-mergulharam-na-crise.ghtml