
Palmeiras se posiciona sobre manifesto de jogadores em defesa de fim do gramado sintético
'Críticas rasas e sem base científica', escreveu o clube em nota publicada
Entenda o que está em jogo na rodada decisiva da fase de liga, nesta quarta, às 17h (de Brasília)
Ao mudar o formato da Liga dos Campeões da Europa para o atual, além de aumentar o número de jogos (principalmente os confrontos entre grandes potências,), a Uefa apostou suas fichas na oitava rodada da fase de liga. A ideia é buscar uma emoção semelhante à vista na definição dos grupos da Copa do Mundo, quando as seleções de cada chave se enfrentam no mesmo horário. Mas elevada ao extremo, já que todas as 18 partidas serão disputadas ao mesmo tempo. Hoje, às 17h (de Brasília), a promessa é de não faltar dramas, reviravoltas e catarses.
As maiores atenções estão voltadas para a parte de baixo da tabela. O que já seria natural, já que é onde se define quem consegue uma vaga e quem fica de fora. Mas, logo na primeira edição com o novo formato, dois gigantes do futebol estão nesta situação nada confortável: o Paris Saint-Germain e o Manchester City, campeão há dois anos.
Depois de ter perdido o confronto direto com os franceses na rodada passada e chegar à última rodada fora da zona de classificação, o Manchester City recebe, em casa, o Brugge-BEL. Em 25º (24 avançam), o time de Pep Guardiola não depende apenas de si. Só que, como um dos confrontos é entre PSG e Stuttgart-ALE, dois de seus concorrentes diretos, os ingleses sobem ao menos uma posição na tabela caso façam sua parte.
Isso não significa que será fácil. O Brugge vem de 20 jogos sem derrota. A última foi para o Milan, pela própria Champions, em 22 de outubro.
O dia também reserva fortes emoções para o PSG. O clube, que já foi finalista do torneio e teve o trio Messi, Neymar e Mbappé, visita o Stuttgart fora de casa. Neste momento com a última vaga para os playoffs, só a vitória interessa aos alemães.
Outro grande clube que ainda não tem sua vaga confirmada e pode perdê-la em caso de uma vitória do City é o Benfica. Os portugueses terão um adversário complicado pela frente. Visitam a Juventus, que já está classificada, mas faz parte do grande grupo dos que ainda sonham com um lugar entre os oito primeiros.
A grande vantagem de estar neste grupo é escapar dos playoffs e avançar diretamente às oitavas de final — evitando, assim, dois compromissos no mês de fevereiro, algo valioso num momento em que tanto se reclama do calendário, Apenas o líder Liverpool e o segundo colocado Barcelona estão matematicamente livres da repescagem. Os outros seis ainda estão pressionados e precisam confirmar suas posições.
Metade deles, no entanto, terá adversários já eliminados pela frente, o que facilita suas missões. São os casos de Arsenal-ING, Atlético de Madri-ESP e Bayer Leverkusen-ALE. O Milan visita o Dínamo de Zagreb-CRO, que ainda tem pretensões de ir aos playoffs. Já os também italianos Inter de Milão e Atalanta terão pedreiras pela frente. O primeiro recebe o Monaco, que ainda busca a vaga no top-8. Já o segundo visita um embalado Barcelona, no confronto que mais promete futebol bem jogado e bons duelos táticos.
'Críticas rasas e sem base científica', escreveu o clube em nota publicada
Competição mais lucrativa do país desembolsa grandes quantias para cada um dos 92 times participantes das quatro divisões nacionais
Prefeito reagiu a sugestões feitas por ala-pivô do Milwaukee Bucks para aumentar interesse em torno do jogo das estrelas
Depois de avançar às quartas de final na edição passada do torneio, brasileiro de 18 anos chega em outro patamar de popularidade dentro e fora das quadras