Brasília Agora


BRASÍLIA

Drones e garrafas de vidro: veja itens proibidos no 7 de Setembro

6 de setembro, 2022

PMDF preparou lista de itens proibidos no evento. O público não poderá entrar na área com fogos de artifício, similares e armas em geral A […]

Drones e garrafas de vidro: veja itens proibidos no 7 de Setembro
Foto: Reprodução/Secom DF

PMDF preparou lista de itens proibidos no evento. O público não poderá entrar na área com fogos de artifício, similares e armas em geral

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) publicou uma série de itens proibidos na Esplanada dos Ministérios para as comemorações relativas ao feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. A lista faz parte de um megaesquema de proteção da Secretaria de Segurança Pública do DF.

PMs no 7 de setembro - MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

O tradicional desfile cívico-militar ocorrerá na área central, que estará fechada para o trânsito de veículos. O evento está marcado para começar às 8h. O público não poderá entrar na área com fogos de artifício e similares, armas em geral, artefatos explosivos; sprays, mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar bandeiras e cartazes.

Também estarão proibidas garrafas de vidro, armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência com armas de fogo. Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos como: tesouras, martelos, flechas, tacos e brocas também serão barradas no evento.

Durante todo o dia será proibida a circulação de drones no espaço aéreo da região. O monitoramento da movimentação na Esplanada ocorrerá em tempo real, por meio de câmeras de vídeo, redes sociais e em pontos de observação com snipers.

Veja outros itens proibidos:

– Fogos de artifício e similares;
– Armas em geral;
– Apontador a laser ou similares;
– Artefatos explosivos;
– Sprays e aerossóis;
– Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc;
– Garrafas de vidro e latas;
– Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que tenham aparência de arma de fogo;
– Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
– Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
– Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
– Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 horas da Operação, pela PMDF e/ou SSP/DF e/ou GDF.

A Cavalaria, o BPCães e Bope estarão posicionados em locais estratégicos para reforçar o esquema de segurança na Esplanada. A PMDF fará linhas de revista pelo local a fim de impedir que manifestantes entrem com objetos proibidos.

Esquema de trânsito

A Esplanada dos Ministérios amanheceu bloqueada para o trânsito de veículos, nesta terça-feira (6/9). O Metrópoles percorreu a região nas primeiras horas do dia e constatou que ainda não há movimentação de caminhoneiros e de carros.

A partir das 17h de terça-feira (6/9), o bloqueio incluir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até a via L4. A liberação para circulação de automóveis ocorrerá após o fim dos atos previstos e posterior avaliação técnica do cenário para garantia da segurança.

A via N1 já está parcialmente fechada para o treinamento do desfile desde sábado (3/9), a partir das 7h. “Temos estratégias a serem utilizadas, a depender do cenário, do momento. A previsão de fechamento da Esplanada para o trânsito de veículos deverá ocorrer no dia anterior ao desfile cívico, mas, a depender das circunstâncias, esse fechamento pode ser antecipado”, disse o secretário de Segurança Pública.

A SSP-DF orienta que os espectadores do desfile estacionem no Setor Hoteleiro Norte, no Palácio do Buriti ou no Tribunal de Contas do DF (TCDF). O Detran fará fiscalizações na região com viaturas terrestres e uma aeronave.

Fonte: Por Milena Carvalho/Metrópoles