ECONOMIA

Durigan diz que governador do Piauí é um ‘excelente nome’ para o Ministério da Fazenda

27 de outubro, 2026 | Por: Agência O Globo

Fonteles foi reeleito no primeiro turno, em 4 de outubro, e comandou a Secretaria da Fazenda do Piauí entre 2015 e 2022

O ministro da Fazenda, Dario Durigan — Foto: Washington Costa/MF

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta terça-feira que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), é “um excelente nome”. Nos últimos dias, Fonteles passou a ser citado como possível ministro da Fazenda no quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reeleito no domingo (25). Durigan afirmou, porém, que ainda não há definição sobre a equipe.

— Não tem nenhuma definição. (…) Não tratamos de equipe. Esse é um assunto que o presidente vai se debruçar agora nas próximas semanas, nos próximos meses, para definir. E acho o nome do Rafael um excelente nome — disse o ministro. Ele se reuniu com Lula no fim da segunda-feira para tratar da reação do mercado ao resultado da eleição.

O próprio Durigan está cotado para continuar no cargo. Como O GLOBO mostrou na segunda-feira, a queda da Bolsa e a alta dos juros e do dólar aumentaram a pressão sobre a escolha do comando da Fazenda, mas Lula ainda não tomou uma decisão. Além de Durigan e Fonteles, estão entre os nomes levantados nos bastidores o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Planejamento, Bruno Moretti.

Fonteles foi reeleito no primeiro turno, em 4 de outubro. Ele comandou a Secretaria da Fazenda do Piauí entre 2015 e 2022 e presidiu o Comsefaz, o colegiado dos secretários estaduais de Fazenda. Segundo interlocutores de Lula, o governador ganhou a confiança do presidente no segundo turno e assumiu a tarefa de mobilizar governadores do Nordeste. No Piauí, Lula teve 75,9% dos votos.

Pesa contra a ida de Fonteles para a Fazenda o fato de ele ter acabado de ser reeleito. Em entrevista à GloboNews, o governador disse que nunca tratou de cargos com Lula e indicou que pretende cumprir o mandato no estado.

No governo, a expectativa é que Lula dê uma sinalização mais clara sobre os rumos da economia até o fim da semana. Outros interlocutores, no entanto, avaliam que a decisão pode ficar para o fim do ano.

BS20261027132536.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2026/10/27/durigan-diz-que-governador-do-piaui-e-um-excelente-nome.ghtml

Artigos Relacionados