
IGP-M registra inflação de 8,50% em 12 meses
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Recurso permite votar fora da cidade, estado ou país; nesses dois últimos casos, é possível escolher apenas o candidato à Presidência Eleitor e mesária na seção eleitoral e urna eletrônica com novo modelo utilizada nestas eleições FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL O eleitor pode solicitar o voto em trânsito no segundo turno destas eleições, marcado para o …
Continue reading “É possível pedir o voto em trânsito para o 2º turno? Confira as regras”
Recurso permite votar fora da cidade, estado ou país; nesses dois últimos casos, é possível escolher apenas o candidato à Presidência
O eleitor pode solicitar o voto em trânsito no segundo turno destas eleições, marcado para o próximo dia 30? Sim, desde que tenha feito o pedido até o dia 18 de agosto, prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e válido para os dois turnos do pleito.
Existem duas possibilidades de voto em trânsito, de acordo com o TSE. “Quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, pode votar para todos os cargos em disputa; já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República“, informa a Corte eleitoral, com base no Código Eleitoral e em uma resolução do TSE.
Quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil pode votar, mas também apenas para presidente da República e desde que tenha feito o pedido à Justiça Eleitoral dentro do prazo.
Quem não compareceu ao primeiro turno pode votar no segundo, mas o eleitor que não comparecer à votação no próximo dia 30 “pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título”, de acordo com o TSE. “Também poderá enviar a justificativa pelo Sistema Justifica ou por meio do envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) — pós-eleição à zona eleitoral competente.”
1: A urna eletrônica brasileira tem 26 anos -Luce Costa/Arte R7
2: A urna eletrônica foi prevista por lei em 1932 -Luce Costa/Arte R7
3: As urnas não têm conexão com a internet -Luce Costa/Arte R7
4: Pelo menos 25 países usam urnas eletrônicas -Luce Costa/Arte R7
5: O código-fonte das urnas é auditável -Luce Costa/Arte R7
6: As urnas funcionam sem energia por 12 horas -Luce Costa/Arte R7
7: A urna eletrônica é acessível para deficiente -Luce Costa/Arte R7
Extra: Bônus para os fãs de tecnologia -Luce Costa/Arte R7
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Objetivo é ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), abre inscrições para cadastro reserva em dois cargos
Mesmo com queda nos casos, Secretaria de Saúde segue com vigilância ativa; prevenção e cuidados são essenciais contra a doença