Brasília Agora
Brasília Agora


EDUCAÇÃO

Eape anuncia: abertas a partir de hoje as inscrições para cursos de educadores

1 de março, 2023

Este ano começou com uma oportunidade para o professor ou gestor da rede pública de ensino do Distrito Federal aprimorar ainda mais seus conhecimentos com […]

Eape anuncia: abertas a partir de hoje as inscrições para cursos de educadores
São 90 especialidades de formação continuada e 9 mil vagas disponíveis - Foto Álvaro HenriqueSecretaria de Educação do DF

Este ano começou com uma oportunidade para o professor ou gestor da rede pública de ensino do Distrito Federal aprimorar ainda mais seus conhecimentos com os cursos da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). São 9 mil vagas para o primeiro semestre de 2023 em 90 cursos com carga horária de 60, 90, 120 e 180 horas. As inscrições começam nesta quarta-feira (1º) e seguem até o dia 13.

Os cursos ofertados pela Eape têm por finalidade básica a formação continuada docente, que vem sendo entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial. Com isso, pode-se assegurar um ensino de melhor qualidade aos alunos de toda a rede.

“São dezenas de cursos oferecidos para a nossa rede, cada um com sua especificidade diferente. Atendemos a alfabetização, que é uma política pública importantíssima, com oferta de cursos de letramento, leitura e escrita. Outra importante etapa atendida é o Novo Ensino Médio (NEM), que traz para os docentes toda a perspectiva de trilhas e itinerários formativos que compõem essa etapa”, explica Julio Cesar, da Gerência de Formação Continuada das Etapas da Educação Básica (Geteb).

Este ano, a Eape segue com a reformulação de alguns dos cursos ofertados. “Além da renovação do catálogo dos cursos na área da tecnologia, teremos o lançamento da eletiva do Projeto Na Moral e o projeto de transição dos 8 e 9 anos também do Na Moral. Teremos ainda o curso de projetos de combate à violência contra meninas e mulheres. Essa formação consiste na análise e reflexão de experiên­cias exitosas desenvolvidas na rede com a possibilidade de criação de novas ações”, diz a subsecretária da Eape, Maria das Graças de Paula.