Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

23 de dezembro, 2021

Desemprego cai no DF emprego A taxa de desemprego no DF diminuiu de 17,8% para 16,1%, entre novembro de 2020 e de 2021. No mesmo […]

Economia$Capital

Desemprego cai no DF emprego

A taxa de desemprego no DF diminuiu de 17,8% para 16,1%, entre novembro de 2020 e de 2021. No mesmo período, a taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu, ao passar de 64,5% para 65,0%.

Desemprego cai no DF II

Em relação a área metropolitana, a Taxa de Desemprego Total diminuiu, ao passar de 24,3% para 21,3% da População Economicamente Ativa – PEA, entre novembro de 2020 e de 2021. Em novembro de 2021, 138 mil pessoas estavam desempregadas na Periferia Metropolitana de Brasília, 8,6% a menos que em igual mês de 2020.

Verão turbinado

Com a chegada oficial do verão, o setor de bares e restaurantes, em especial nas regiões litorâneas do país, projeta bons números para o período. Segundo estimativas da Abrasel, a área deve movimentar cerca de R$80 bilhões e gerar mais de 60 mil vagas de emprego entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. A expectativa está turbinada porque, devido ao dólar alto, muita gente que viajava para o exterior deve ficar por aqui.

Confiança em queda

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), recuou 3,3 pontos de outubro para novembro deste ano e chegou a 97 pontos em uma escala de zero a 200. Os quatro segmentos (Industria, agricultura, serviços e comércio) tiveram queda na confiança na passagem de outubro para setembro, com destaque para o comércio, que caiu 6,2 pontos e chegou a 88, o patamar mais baixo entre os setores analisados.

O gás explode (Imagem de botijão
Distribuidoras de gás natural chegaram a um acordo com a Petrobras e os preços médios do combustível será reajustado em 50%, a partir de janeiro de 2022.

Noroeste lidera lançamentos

Resultados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) divulgada pela Ademi registraram a oferta de 499 unidades novas, distribuídas no lançamento de oito empreendimentos no período, dos quais sete estão no bairro Noroeste. Em outubro, o IVV alcançou 7,6%, sinalizando que o mercado segue aquecido e deve fechar 2021 com resultados superiores ao registrado em 2020. Para se ter uma ideia, se no ano anterior foram registrados 41 lançamentos, até outubro de 2021 o mercado já lançou 38 novos empreendimentos. Os dados de novembro serão divulgados no começo de janeiro.

Atraso digital 

Pesquisa produzida pela FGV Projetos em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) sobre a maturidade digital das micro e pequenas empresas (MPEs) revelou que dois terços das empresas (66%) situam-se entre os dois níveis iniciais de maturidade digital. As analógicas somam 18%; e outras 48% são emergentes, ou seja, promovem esforços para se digitalizar, mas ainda possuem estrutura e modelos de negócios tradicionais. Nos níveis mais avançados da escala estão as empresas consideradas intermediárias (30%) e as líderes digitais (4%).

Aumento assusta

Integrantes do GDF temem que o efeito do aumento concedido pela União aos Policiais federais acabe empurrando os policiais civis de Brasília para movimentos pleiteando também os reajustes. O GDF tem conduzido bem as negociações para o pareamento entre os salários da PF e da Policia Civil, mas um reajuste como o liberado pela União pode dificultar o futuro.

 

[email protected]