Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
COMEÇO TENSO O ANO nem começou, mas as perspectivas para o governo federal não são nada alvissareiras. Além da paralisação que conta com mais de 90% de adesão dos auditores fiscais, uma reunião nesta quarta-feira pode determinar a paralisação de varias categorias de elite do serviço público federal. Entre as quais: integrantes da Controladoria Geral …
O ANO nem começou, mas as perspectivas para o governo federal não são nada alvissareiras. Além da paralisação que conta com mais de 90% de adesão dos auditores fiscais, uma reunião nesta quarta-feira pode determinar a paralisação de varias categorias de elite do serviço público federal. Entre as quais: integrantes da Controladoria Geral da União, analistas de comércio exterior, auditora do trabalho e peritos federais.
A INSATISFAÇÃO causada pelo reajuste salarial seletivo (que ficou restrito a categorias da Segurança Pública) atinge também servidores das universidades federais e trabalhadores da Saúde. Mas a piada que corre na Esplanada e que esses dois setores, se pararem, o governo federal não se importa. Ele luta contra mesmo.
ALÉM da insatisfação entre os servidores, o governo também não terá refresco com a maioria da população que anda indignada com a inflação e deve ficar ainda mais com os reajuste previstos no gás (50%, como anunciado pela coluna) e agora também nas tarifas portuárias, que acarretam impacto em vários preços, principalmente no de importados.
NA BERLINDAO VOLUME de novas ações judiciais envolvendo aplicativos e trabalhadores disparou em 2021, segundo estáticas da Justiça do Trabalho. Foram mais de 4, 4 mil ações propostas, mais que o dobro do total registrado entre 2017 e 2020. A maioria dos litígios envolve Uber, 99, Rappi e Ifood.
ACENDEU a luz amarela nos setor de bares e restaurantes. A Abrasel anunciou um número crescente de dispensa de funcionários contaminados com o surto a gripe que assola varias partes do Pais. Alguns estabelecimentos já estão tendo dificuldade de substituir empregados em Goiás, Alagoas e Rio Grande do Norte. Por aqui, os casos ainda estão dentro da normalidade. Mas a atenção já despertou.
O GOVERNADOR Ibaneis Rocha sancionou lei que isenta o pagamento de IPVA para veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal. De acordo com a proposta, o objetivo da medida é incentivar a adesão a carros elétricos na capital. Em outros estados, como Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná, esse benefício já é concedido. A medida já está em vigor.
A SECRETARIA de Desenvolvimento Econômico (SDE) assinou um Protocolo de Intenções com a Amazon Brasil para integrar os micro, pequenos e médios empresários (MPEs) do DF ao comércio eletrônico e auxiliá-los no processo de digitalização. A Amazon oferecerá treinamentos gratuitos nos quais os MPEs poderão esclarecer dúvidas sobre todo o processo de venda on-line.
PRA PIORAR, o tal do crescimento em V, anunciado pelo ministro Guedes, não passou de uma miragem. A associação de shoppings acaba de divulgar o índice de vendas nestes estabelecimentos no Natal e acusou apenas 10% a mais do que o ano passado (auge da pandemia). Ou seja, as vendas foram, no mínimo, tímidas, o que já força uma série de lojas a começarem ano queimando estoques com promoções e, provavelmente, cortando encomendas e postos de trabalho.
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.