Medidas de contenção

Com anunciando na última coluna, o GDF proibiu a realização de shows temporariamente para conter a nova variante do Covid, responsável pelo aumento de contaminação no Distrito Federal.  A medida foi anunciada pelo governador que não descarta a adoção de mais restrições caso os números de infectados continue a acelerar.

Medias de Contenção II

Embora lockouts estejam descartados, diante da verificada menor gravidade dos casos, o governo estuda restrições em horários, ocupação de estabelecimentos e reforço nas medidas como fiscalização de cartões de vacinação, incentivo ao uso de álcool gel e a volta de máscaras em espaços ao ar livre.

Medidas de Contenção III

Além de bares, restaurantes e comercio varejista, outros setores começam a sentir a falta de mão de obra devido ao afastamento temporário de trabalhadores por doença. Entre eles, o da construção civil. Algumas obras já estão com ritmo menor devido aos contágios.

Mais empregos

Ao longo do ano, foram criados 64 mil postos de trabalho no Distrito Federal, segundo a Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED). Nos últimos 12 meses, houve diminuição no número de desempregados. Em novembro, a taxa caiu de 17,8% para 16,1%, ainda de acordo com os estudos da PED.

Mais empregos II

Uma das grandes medidas para reduzir os efeitos da covid-19 foi o programa Pró-Economia. Lançada em maio, a Etapa 1 apresentou 20 medidas com o objetivo de fomentar a economia local, com injeção de R$ 1,2 bilhão nos cofres públicos. Até novembro, 18 ações haviam sido implementadas. As demais se estendem para 2022.

Terça-feira de protesto

Pelo menos 46 categorias de servidores públicos ligadas aos três Poderes já optaram por aderir aos protestos da próxima terça-feira, como forma de pressionar por reajustes salariais. Somente no caso do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), 19 entidades de categorias do Executivo tinham decidido até ontem participar do protesto.

FGTS em ações da Eletrobras

A Caixa publicou as regras para que os trabalhadores possam utilizar até 50% do FGTS na compra de ações da Eletrobrás, em caso de privatização. A estatal de energia elétrica vem sendo ventilada como provável privatizada neste ano. A previsão é de que até R$ 6 bilhões do saldo total do FGTS poderá ser destinado à compra de ações da Eletrobras.

Alimentos batem recorde em preços

Levantamento da FAO mostra que o preço médio dos alimentos em 2021 foi o maior dos últimos 10 anos. O índice de preços medido pela agencia da ONU foi 28,1% superior ao de 2020. A FAO mede custos de cereais, laticínios, carnes e frutas.

 

bsbagora@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
20 + 20 =