COLUNAS

Economia$Capital

1 de fevereiro, 2025

NÚMEROS RUINS SE ACUMULAM OS ÚLTIMOS dados sobre a economia divulgados por órgãos como FGV, Dieese e consultorias econômicas convergem para indicadores de debilidade em praticamente todos os segmentos. Das vendas no varejo ao desemprego, da expectativa de inflação ao crescimento, o cenário não é nada animador. AS VENDAS no varejo, depois de ensaiarem uma …

NÚMEROS RUINS SE ACUMULAM

OS ÚLTIMOS dados sobre a economia divulgados por órgãos como FGV, Dieese e consultorias econômicas convergem para indicadores de debilidade em praticamente todos os segmentos. Das vendas no varejo ao desemprego, da expectativa de inflação ao crescimento, o cenário não é nada animador.

AS VENDAS no varejo, depois de ensaiarem uma pequena retomada, despencaram em janeiro. Apensar de ser um mês de tradicional queda, após o Natal, os números superaram as mais pessimistas previsões e o pior é que o cenário não é nada animador diante do aumento das taxas de juros, que inviabilizam compras a prazo (mais de 50% do total).

A PROPORÇÃO de famílias endividada teve uma pequena queda, mas matem-se acima dos 70%. Para os analistas, essa redução não se deve a recuperação econômica, mas sim ao fato de que essa famílias não tem como se endividar mais. Ou seja, chegaram ao fundo do poço.

PARA PIORAR as expectativas, o ano começa com alta da inflação na Europa e nos EUA, o que deve levar ao aumento dos juros nesses locais, o que provavelmente vai afetar os investimentos no Brasil.

EXPLOSÃO NO SIMPLES

EM todo o país, quase 600 mil micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) pediram adesão ao Simples Nacional em janeiro, informou a Receita Federal. Foram recebidos 599.876 pedidos de opção pelo regime especial de tributação.

LEILÃO NA TERRACAP

A TERRACAP está com 96 imóveis à venda, em 12 regiões do DF. A licitação está marcada para o dia 25 de fevereiro e a lista de propriedades está disponível no site da agencia. Os cinco terrenos com o preço mínimo mais barato, de R$ 72,4 mil, ficam em Samambaia. Já as duas propriedades mais caras ficam no Noroeste e são oferecidas, inicialmente, a R$ 7,3 milhões cada uma.

DINDIN ESQUECIDO

O BANCO Central anunciou para o dia 14 a reabertura da pesquisa sobre restos. Receber em instituições bancarias, o popular dinheiro esquecido no cofrinho alheio. Na ultima tentativa de disponibilizar a consulta a busca foi tamanha que o serviço colapsou. Agora o Bacen espera atender todos e para isso reforçou a tecnologia.

ABRINDO MERCADO

A SECRETARIA da Agricultura do DF obteve a equivalência do Serviço de Inspeção do Distrito Federal junto ao Ministério da Agricultura na ao Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para pescados e ovos. Agora, com o selo local, os estabelecimentos poderão comercializar os seus produtos em todo o Brasil e não mais restritos ao território do DF.

 

[email protected]

Artigos Relacionados