COLUNAS

Economia$Capital

1 de fevereiro, 2025

AUDIÊNCIA SOBRE A LDO ESTÁ confirmada para o próximo dia 28 de abril a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023. Para possibilitar maior participação da sociedade, o evento será transmitido no formato online, pelo canal da Secretaria de Economia (Seec) no YouTube, às 15h. Os interessados em conhecer a versão inicial do …

AUDIÊNCIA SOBRE A LDO

ESTÁ confirmada para o próximo dia 28 de abril a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023. Para possibilitar maior participação da sociedade, o evento será transmitido no formato online, pelo canal da Secretaria de Economia (Seec) no YouTube, às 15h. Os interessados em conhecer a versão inicial do projeto de lei podem consultá-lo no mesmo canal.

AUDIÊNCIA SOBRE A LDO (II)

PARA participar do processo de elaboração da LDO 2023, além da audiência pública pessoas interessadas poderão poderá enviar suas contribuições pelos canais da ouvidoria do GDF até 3 de maio. Basta clicar no ícone “Sugestão”, pesquisar “LDO 2023” e preencher o cadastro.

INPC NAS ALTURAS

O INPC acumula alta de 3,42% no ano e 11,73% nos últimos 12 meses, acima dos 10,80% observados nos 12 meses imediatamente anteriores, informou o IBGE. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 1,71% em março, acima do resultado de fevereiro (1%). É a maior variação para um mês de março desde 1994, quando foi de 43,08%. O INPC acumula alta de 3,42% no ano e 11,73% nos últimos 12 meses, acima dos 10,80% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

INPC NAS ALTURAS (II)

OS PRODUTOS alimentícios passaram de 1,25% em fevereiro para 2,39% em março. Os não alimentícios também aceleraram 1,50%. A variação foi de 0,92% no mês anterior. Segundo o IBGE, quanto aos índices regionais, todas as áreas pesquisadas tiveram alta de preços em março. O menor resultado ocorreu na região metropolitana de Belém (1,44%), em função da queda na energia elétrica (-2,98%). A maior variação fi cou com a região metropolitana de Curitiba (2,54%), influenciada pelas altas de 11,55% na gasolina e de 20,22% nos ônibus urbanos.

REAJUSTE ABAIXO DA INFLAÇÃO

OS RESULTADOS das negociações de março, com base nos instrumentos coletivos (acordos e convenções coletivas) registrados no Mediador do Dieese até começo de abril, indicam a manutenção do alto patamar de reajustes abaixo da inflação observado em fevereiro. Cerca de 52% dos 231 reajustes de março analisados pelo Dieese não alcançaram a inflação de 10,8%, referente ao INPC. Resultados iguais ao INPC representaram cerca de 34% dos reajustes da data-base; e apenas 13,9% das negociações conquistaram aumentos reais.

IPTU EM MAIO

A PRIMEIRA parcela do IPTU vence no dia 16 de maio. Neste ano, o imposto poderá ser pago em até seis contas, contra as quatro so anos anteriores. Além disso, o desconto para pagamento da taxa única também está maior. Subiu de 5% para 10%.

População sente impacto

O IMPACTO da inflação foi sentido, nos últimos seis meses, por 95% da população. Esse número é 22 pontos percentuais acima do registrado em novembro de 2021, quando 73% afirmaram ter percebido aumento de preços. Os dados são da pesquisa Comportamento e economia no pós-pandemia, encomendada pela CNI. Foram entrevistadas 2.015 pessoas, entre 1º e 5 de abril.

População sente impacto (II)

DOS ENTREVISTADOS, 66% dos ouvidos acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos seis meses. Na pesquisa anterior, de novembro de 2021, esse percentual era de 54%. Nesse item, há uma grande diferença entre regiões e renda: 71% de quem tem renda entre um e dois salários-mínimos acreditam que os preços vão aumentar. Esse percentual é de 55% na população com renda acima de cinco salários-mínimos.

 

[email protected]

Artigos Relacionados