COLUNAS

Economia$Capital

1 de fevereiro, 2025

O DIAGNÓSTICO DA CONSTRUÇÃO A taxa de juros elevada tem sido um problema crescente e foi destacada por 26,7% dos entrevistados no estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – primeiro trimestre de 2022”, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Segundo o estudo, este foi o maior patamar desde o segundo trimestre de …

O DIAGNÓSTICO DA CONSTRUÇÃO

A taxa de juros elevada tem sido um problema crescente e foi destacada por 26,7% dos entrevistados no estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – primeiro trimestre de 2022”, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Segundo o estudo, este foi o maior patamar desde o segundo trimestre de 2017, que era de 27,9%. Já a falta ou alto custo de trabalhador qualificado foi relatada por 18,2%. De acordo com o estudo, este é o percentual mais alto desde o primeiro trimestre de 2015.

O ESTUDO ainda explicou que o setor encerrou o ano de 2021 com crescimento de 9,7% em seu PIB, superando as expectativas, que indicavam alta em torno de 8%. Apesar do crescimento, a construção civil perdeu participação no PIB nacional e chegou a 2,6% em 2021.

O MERCADO de trabalho formal da construção vem se destacando e registrando resultados positivos. Dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que o setor chegou a 2.383.803 trabalhadores com carteira assinada em fevereiro deste ano, voltando ao patamar de março de 2016. Contudo, a informalidade ainda é elevada no setor. A PNAD Contínua mostra que o número total de ocupações na Construção, considerando formais e informais, chega a 7,2 milhões.

MAL NA FOTO

RESPONDA rápido: o que o Brasil tem em comum com África do Sul (35,2%), Sudão (30,2%), Cisjordânia e Faixa de Gaza (25,7%), Armênia (19,5%), Geórgia (18,5%), Bósnia-Herzegovina (15,7%), Macedônia do Norte (15,7%) e Bahamas (13,9%)? Os números entre parênteses respondem: as maiores taxas de desemprego do mundo, segundo divulgação do FMI. A diferença e que nenhum dos outros lanternas já figurou entre as 10 maiores economias do mundo.

MAL NA FOTO (II)

O RANKING inclui as projeções do FMI para um conjunto de 102 países. Na lista, o Brasil aparece com a nona pior estimativa de desemprego no ano (13,7%), bem acima da média global prevista para o ano (7,7%) e da taxa dos emergentes (8,7%).

PRESSÃO NA BOMBA

OS PREÇOS internacionais do barril e do gás já estão pressionando a Petrobras para novos aumentos. Dessa vez, em escala só similar os de fevereiro. Fala-se em mais pelo menos R$0,35 no preço médio da gasolina.

SALTO DIGITAL

A INDÚSTRIA brasileira está mais digital do que há cinco anos. Se em 2016 menos da metade (48%) faziam uso de alguma das tecnologias digitais analisadas, em 2021 o percentual foi de 69%, como mostra sondagem da CNI Realizada com mais de 1 mil empresas, a pesquisa buscou investigar o avanço do uso das tecnologias da chamada indústria 4.0, que prevê a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final.

CERCO À MUAMBA

RECEITA do Distrito Federal apreendeu em um dia mais de R$ 25,2 milhões em mercadorias sem nota fiscal ou com documentos com informações inidôneas, como valores e descrições não correspondentes aos itens reais. A Operação Tributum Scopum, realizada pela Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit), contou com a participação de 41 auditores fiscais em ações feitas em rodovias, transportadoras, estabelecimentos e no Aeroporto Internacional de Brasília.

 

[email protected]

Artigos Relacionados