Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

26 de julho, 2022

Bares em pé de guerra Donos de bares e restaurantes, por meio da Abrasel, reagiram à proposta do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) para o […]

Economia$Capital

Bares em pé de guerra

Donos de bares e restaurantes, por meio da Abrasel, reagiram à proposta do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) para o pagamento dos vales refeição e alimentação em dinheiro na medida provisória que propõe novas regras para o benefício. Em carta enviada aos deputados, a Abrasel diz que as mudanças terão consequências gravíssimas, se aprovadas, para o setor, gerando perdas enormes, desemprego e falências para os estabelecimentos.

Estudo apresentado pela Abrasel no documento mostra que, na possibilidade de o voucher ser entregue em dinheiro, apenas 35% dos trabalhadores utilizariam o benefício para o fim a que se destina.

E a conta vai…

Governo federal pediu a Petrobras, Caixa, BB e BNDES antecipação de dividendos para bancar auxílios – Estatais antecipariam parte dos dividendos que seriam pagos apenas em 2023, retirando receitas que seriam recebidas pelo próximo mandato.

Custo de insumos ainda preocupa

A falta ou o alto custo dos insumos continua sendo, pelo oitavo trimestre consecutivo, o principal problema da construção. A taxa de juros elevada e a falta ou o alto custo de trabalhador qualificado também são destaques. As informações fazem parte do estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – segundo trimestre de 2022”, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Nova regra nos postos

Os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da compra.

Educação e desemprego

Os trabalhadores de menor escolaridade estão com mais dificuldade para retornar ao mercado de trabalho. O numero de pessoas ocupadas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto ainda está 5,2% abaixo do nível pré-pandemia.

Rede investe no DF

Até o final do ano, o DF ganhará mais quatro megalojas Assuan, rede que substitui as antigas Extra. Os hipermercados estarão instalados em Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho e Águas Claras, com a proposta de oferecer arcos mais competitivos.

A força da beleza

Setor, composto por cabeleireiros, manicures e pedicures, é o 2º com maior número de empresas ativas e um dos três que mais abrem CNPJ no Brasil. o setor abriu mais de 11 mil negócios em junho deste ano – número 28,5% maior que o de junho de 2020 e 4,4% superior a igual período de 2021. De 2020 para cá, foram mais de 343 mil estabelecimentos abertos no País, que hoje tem o quarto maior mercado consumidor do mundo nessa área de salões de beleza.

 

[email protected]