Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

9 de agosto, 2022

SDE entrega atestados A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) entregou mais de 40 Atestados de Implantação Definitiva (AID) e Declarações de Cumprimento de Metas de […]

Economia$Capital
Foto: SDE/DF

SDE entrega atestados

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) entregou mais de 40 Atestados de Implantação Definitiva (AID) e Declarações de Cumprimento de Metas de programas do governo (Pró-DF II). Todos aguardavam há décadas pela regularização de seus terrenos.

SDE entrega atestados (II)

Os beneficiados possuem empresas instaladas nas Áreas de Desenvolvimento Econômicas (ADE) de Santa Maria, Gama, Sia, Guará, Núcleo Bandeirante, Aguas Claras e Ceilândia. Com as metas de geração de emprego e demais exigências cumpridas, as empresas partem agora para a etapa final do programa – obter junto à Terracap a escrituração do terreno e o seu desligamento do programa.

Falta dinheiro

Um em cada quatro brasileiros vive uma dura realidade no fim do mês: falta dinheiro para pagar todas as contas e sobram dívidas. E em um cenário em que é difícil sair do vermelho, poucos poupam, pois 69% da população não conseguem guardar dinheiro. Os poupadores são 29%. A pesquisa inédita da CNI mostra ainda que, com o orçamento apertado, mais da metade dos entrevistados reduziram as despesas com lazer, deixaram de comprar roupas ou desistiram de viajar.

Setor de veículos comemora

No maior volume em 20 meses, a produção da indústria de veículos fechou o mês de julho marcando crescimento de 33,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparada a junho, a alta registrada foi de 7,5%, conforme balanço divulgado ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Entre carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, caminhões e ônibus, 219 mil unidades foram produzidas no mês passado, número mais alto desde novembro de 2020 (238,2 mil).

Foto: freepik

Vendas de imóveis seguem aquecidas

O mercado imobiliário do Distrito Federal registrou desempenho positivo no mês de junho, encerrando o primeiro semestre de 2022 com boa velocidade de venda e lançamento de imóveis residenciais. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas mostram que, a despeito do cenário econômico desafiador, a procura por imóveis seguiu aquecida, movimentando o mercado e estimulando a manutenção e geração de empregos na cadeia produtiva da construção civil. Em junho, foi registrado IVV de 7,2% e a comercialização de 343 imóveis novos.

Vitória para bares e restaurantes

Duas importantes vitórias em ações coletivas beneficiam milhares de bares e restaurantes Do DF e São Paulo. Uma delas foi dada em ação ajuizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), com cerca de nove mil representados, garantindo a permanecia no Parse.

Foto: TV Globo/Reprodução

Vitória para bares e restaurantes (II)

O Perse foi instituído pelo governo em maio de 2021. O objetivo da medida foi compensar os setores de eventos e turismo pelo impacto causado com as decretações de lockdown e isolamento social durante a pandemia da covid-19. O programa prevê a possibilidade de recolhimento do Imposto de Renda (IRPJ), CSLL, PIS e Cofins com alíquota zero, pelo prazo de cinco anos, além de parcelamento de dívidas tributárias e com o FGTS. Podem ser quitadas com desconto de até 70% e em 145 meses.

 

[email protected]