Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

15 de setembro, 2022

Empresários querem reforma A maioria dos empresários brasileiros (56%) acredita que a medida mais importante é realizar a reforma tributária, segundo uma pesquisa inédita realizada […]

Economia$Capital

Empresários querem reforma

A maioria dos empresários brasileiros (56%) acredita que a medida mais importante é realizar a reforma tributária, segundo uma pesquisa inédita realizada pela CNI . Além do modelo complexo e ineficiente de cobrança de impostos, que freia o crescimento da economia, os altos tributos e a falta de qualificação profissional também são vistos como gargalos para ampliar as oportunidades de trabalho no país.

Empresários querem reforma II

Na opinião de 48% dos executivos, é preciso reduzir os impostos sobre a folha de pagamento e 35% apontaram também, entre as principais medidas para gerar emprego, a necessidade de fortalecer a capacitação profissional.

Empresários querem reforma III

Ainda aparecem como medidas relevantes para a geração de empregos, de acordo com os empresários entrevistados pela pesquisa, liberar crédito para as empresas investirem e/ou expandirem a sua capacidade produtiva (29%) e realizar novos aperfeiçoamentos na legislação trabalhista (25%).

Bom enquanto durou

Postos do Distrito Federal estão voltando a aumentar o preço do combustível, apesar da redução feita pela Petrobras. Segundo relatos, os preços começaram a subir ainda no início desta semana, em alguns casos no patamar dos 10%. Os donos dos postos, por meio do sindicato do segmento, disseram que não estão conseguindo cobrir os custos.

Juros mais altos

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em junho deste ano, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas, em Brasília, pelo Banco Central (BC). A taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre chegou a 51,5% ao ano, com aumento de 1,1 ponto percentual em relação a maio e de 11,7 pontos percentuais em 12 meses.

Deflação para todos 

Dados de agosto do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, que registrou deflação para todas as faixas de renda, com variações entre -0,51% para o segmento de renda alta e -0,12% para a classe de renda muito baixa. No acumulado deste ano, até agosto, as taxas de inflação variaram de 4,11% (renda média alta) a 4,94% (renda muito baixa).

Quadradinho agro

A área agrícola do DF aumentou mais de 22% entre os anos 2000 e 2018. A produtividade mais do que dobrou no mesmo período. Essas foram alguns da informações divulgadas pela Expoabra, na Granja do Torto, que t˜ermina no próximo domingo.

Tio Sam fora dos trilhos

A greve dos ferroviários pode tirar a economia norte-americana dos trilhos e impulsionar ainda ais o agronegócio brasileiro. Essa é a avaliado de técnicos que acompanha a ameaça de paralisação dos trabalhadores em ferrovias no EUA.  Se os trens pararem lá, os agricultores do pais terão dificuldades de escoar seus produtos, que poderão ser substituídos pelos brasileiros que chegam aos grandes centros por mar.

 

[email protected]