Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

20 de setembro, 2022

Aumenta número de ocupados Dados mensais calculados pelo Ipea a partir da série trimestral da PNAD Contínua, do IBGE, mostram que em julho houve aumento […]

Economia$Capital

Aumenta número de ocupados

Dados mensais calculados pelo Ipea a partir da série trimestral da PNAD Contínua, do IBGE, mostram que em julho houve aumento de 7,5% no contingente de ocupados (que chegou a 100,2 milhões de pessoas), na comparação com o mesmo período de 2021.

A população desocupada recuou 28,7% entre julho de 2021 e 2022 – quase 4 milhões a menos –, passando de 13,6 milhões para 9,7 milhões. O estudo mostra ainda que, no segundo trimestre de 2022, o aumento da ocupação ocorreu de forma mais intensa entre os trabalhadores mais jovens (15,1%) e os mais idosos (18,0%).

No que diz respeito à escolaridade, a queda mais acentuada da taxa de desocupação, novamente, aconteceu entre os trabalhadores com ensino superior, cuja alta da ocupação (4,1%) foi maior que a observada na força de trabalho (0,2%).

Transporte também se recupera

O transporte de passageiros se recuperou paulatinamente desde a drástica redução do volume de serviços no início da pandemia e registrou, pela primeira vez em dois anos e meio, desempenho semelhante ao do período pré-pandemia. Em julho deste ano, o segmento ultrapassou o valor registrado em fevereiro de 2020 em 0,43%. A pesquisa também apontou nova ampliação no volume de serviços: de 1,1% em relação a junho.

Empresários mais confiantes

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, avançou 2,2 pontos em agosto e alcançou 100,7 pontos. É o maior patamar desde agosto de 2021, quando ficou em 102,5 pontos. É o quinto mês consecutivo que o indicador mantém a tendência ascendente em médias móveis trimestrais.

Copa no espeto

Além da carne e da cerveja, o carvão também terá aumento de preços nos próximos dias. Ou seja, o churrasco na Copa do mundo vai ficar mais caro.

Receita aperta o Simples

Receita Federal notificou mais de 255 mil empresas devedoras do Simples Nacional que têm valores significativos pendentes de regularização. Ao todo, a inadimplência soma R$ 11 bilhões. Os inadimplentes podem ser confirmados pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN, ou pelo Portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) do site da Receita Federal, mediante código de acesso ou certificado digital.

Receita aperta o Simples (II)

Para evitar a sua exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2023, a empresa deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento ou parcelamento, no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.

 

[email protected]