Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

27 de setembro, 2022

O BIS DA DEFLAÇÃO O ÍNDICE de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro foi de – 0,37%. Esta foi a segunda defl ação […]

Economia$Capital

O BIS DA DEFLAÇÃO

O ÍNDICE de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro foi de – 0,37%. Esta foi a segunda defl ação consecutiva do IPCA-15. Em agosto, o índice fi cou em – 0,73%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,63% e, em 12 meses, de 7,96%, abaixo dos 9,60% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

O BIS DA DEFLAÇÃO (II)

APESAR da deflação no índi-ce geral, os preços de somente três dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados recuaram em setembro. A maior influência veio dos Transportes (-2,35%), com impacto de -0,49 ponto percentual (p.p.) no mês. Além disso, houve recuo nos preços de Comunicação (-2,74%) e Alimentação e bebidas (-0,47%).

CRÉDITO PARA ELETRÔNICOS

O BANCO do Brasil lançou o BB Crédito Tecnologias, linha destinada ao financiamento de itens de tecnologia, eletro, eletrônicos, telefonia e inclusive produtos do mundo gamer. Até 100% do valor dos bens podem ser financiados, limitados ao teto da linha, que é de R$ 20 mil. O prazo é de até 60 meses, com até 59 dias para pagamento da primeira parcela. A taxa é a partir de 1,83%.

OS GARGALOS PARA CRESCER

O BRASIL precisa aumentar os investimentos em transportes em, pelo menos, três vezes para eliminar os gargalos que impedem o país de ser competitivo e tornar sua logística adequada para escoamento interno de cargas, bem como para as exportações e importações. Os números aparecem de estudo da CNI que mostra que, atualmente, o país investe em infraestrutura de transportes apenas 0,65% do Produto Interno Bruto (PIB). O patamar ideal para modernizar a logística de transporte do país seria de 2% do PIB.

OS GARGALOS PARA CRESCER (II)

NA ÁREA de energia, por sua vez, o país precisa reduzir os encargos que pesam sobre a conta de luz e modernizar as regras que regem o setor elétrico. Para se ter ideia, levantamento da CNI mostra que o preço da energia para o consumidor industrial brasileiro é o segundo mais caro entre os sete países que mais exportam para o Brasil. O valor das tarifas no Brasil é menor apenas que o da Itália, ficando à frente do Japão, Alemanha, França, China, Coreia do Sul e Estados Unidos, onde o preço da eletricidade para a indústria é 62% inferior ao do mercado regulado brasileiro.

CONSTRUÇÃO OTIMISTA NO DF

O MERCADO imobiliário do Distrito Federal deve atravessar o segundo semestre de 2022 com desempenho positivo. Essa é a expectativa do empresário, captada na nova rodada da Sondagem do Mercado Imobiliário, que mediu as expectativas do segundo trimestre de 2022. A visão dos empreendedores combina uma percepção de resultados positivos (43%) e estáveis para o período (43%). Apenas 14% demonstraram pessimismo.

BC DÁ VITORIA A BARES E RESTAURANTES

O BANCO Central editou resolução limitando a tarifa de intercâmbio (TIC) dos cartões pré-pagos a 0,7%. Além disso, simplificou as regras de cálculo desse limite nos cartões de débito e estabeleceu mesmo prazo para disponibilização dos recursos aos estabelecimentos comerciais, independentemente de o cartão ser de débito ou pré-pago.

URNAS NÃO DÃO FOLGA

O SINDIVAREJISTA comunica que os dias destinados às eleições, no primeiro domingo de outubro (2/10), em primeiro turno, e último domingo de outubro (30/10), em segundo turno, não são considerados feriados, ou seja, o Comércio funcionará normalmente, observando o horário de funcionamento dos shoppings e lojas de rua.

 

[email protected]