Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

29 de setembro, 2022

Consumo em alta nos lares O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou o mês de julho com alta de 7,75% em relação […]

Economia$Capital

Consumo em alta nos lares

O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou o mês de julho com alta de 7,75% em relação a junho. No ano, o consumo nos lares acumula alta de 2,57%. Na comparação com julho de 2021, o indicador apresentou alta de 8,02%.

Consumo em alta nos lares II

O resultado contempla os formatos de loja: atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Consumo em alta nos lares III

Segundo a Abras, em julho, além da desaceleração nos preços dos alimentos, o mês teve cinco fins de semana, o que contribuiu para maior número de idas ao ponto de venda. O valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) atingiu o menor patamar do ano, com alta de 0,63%.

Comércio contrata menos no Natal

Segundo projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 94 mil vagas devem ser abertas nos próximos meses, até o Natal. A estimativa ficou menor do que. A previsão inicial, que falava em mais de 105 mil vagas.

Mais competição na energia

Portaria do Ministério das Minas e Energia permite que agora consumidores de alta tensão possam escolher de quem comprar a energia, o que deve resultar em aumento da competição e redução dos custos para essas empresas.

Endividamento recorde

Levantamento do BC mostra que o endividamento atinge 53,1% das famílias brasileiras. Um recorde para todo o historio da Instituição.  O comprometimento das rendas familiares com instituições financeiras também é o maior ja registrado. Mais de 28%.

Brasil inova, mas….

O Brasil ganhou três posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com 2021 e agora está no 54º lugar no ranking que abrange 132 países. A melhora da colocação, no entanto, não significa que o país esteja bem na agenda de inovação, uma vez que os investimentos na área têm caído a cada ano e a posição brasileira está sete casas abaixo da melhor marca atingida – o 47º lugar em 2011.

De bar em bar 2022

Diversidade e diversão. Estas são palavras que se encaixam de modo perfeito no espírito do Bar em Bar, festival promovido pela Abrasel. São 15 dias em que os bares mostram sua criatividade, fazem concursos e promoções, fidelizando os clientes e trazendo mais receita. Em 2022, o tema celebra a vida e o retorno dos clientes às mesas e aos balcões: “O melhor lugar do mundo é aqui e agora”.

 

[email protected]