COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

Último dia para quitar dividas Os empresários inadimplentes com a Receita do DF devem estar atentos para evitar a exclusão de suas empresas do Simples Nacional. O prazo para regularização termina nesta terça-feira (25). As empresas devem efetuar a regularização dos débitos para evitar a exclusão do regime especial de tributação. A consulta aos débitos …

Último dia para quitar dividas

Os empresários inadimplentes com a Receita do DF devem estar atentos para evitar a exclusão de suas empresas do Simples Nacional. O prazo para regularização termina nesta terça-feira (25). As empresas devem efetuar a regularização dos débitos para evitar a exclusão do regime especial de tributação. A consulta aos débitos pode ser feita no Portal de Serviços da Receita do DF.

No dia 5 deste mês, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) enviou comunicados para as 18.133 empresas que estão em situação irregular.O valor total que essas empresas acumulam em débitos chega a R$ 72,9 milhões. Os principais débitos são referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de multas aplicadas pelo DF Legal.

Recordes na energia solar

O Brasil bateu dois recordes em relação ao setor de energia solar em setembro de 2022. Ultrapassou a marca de 19 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, juntando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria, e atingiu a marca histórica de 13 GW de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Sebrae Inova 22

Por falar em Inovação, termina nesta quarta-feira um dos maiores eventos de empreendedorismo e tecnologia do DF. O Sebrae Inova, que este ano acontece de forma híbrida no centro de Convenções Ulysses Guimarães. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ainda no site sebraeinova.com.br .

Índice de inadimplência atinge 30%

O percentual de famílias inadimplentes, aquelas com dívidas em atraso, atingiu 30% em setembro. É a primeira vez que o índice chega a esse percentual e, portanto, é o valor mais alto da série histórica da pesquisa iniciada em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A parcela de famílias endividadas, ou seja, com qualquer dívida (em atraso ou não) também bateu recorde no país em setembro: 79,3%. Em agosto, o percentual era de 79%. Em setembro do ano passado, 74%.

Cai confiança do empresário

O Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu de forma disseminada na indústria na passagem de setembro para outubro de 2022. A confiança ficou menor em 23 de 29 setores pesquisados. A pesquisa da CNI mostra que as maiores quedas foram observadas nos setores Impressão e reprodução de gravações (-8,3 pontos), Produtos de borracha (-6,6 pontos) e Calçados e suas partes (-6,2 pontos).

CDL realiza Hackathon

A CDL Jovem vai realizar evento ‘’Hackathon Varejo Tech’’, nos dias 3 e 4 de novembro. Desenvolvedores, designers, profissionais da área comercial ou cientistas de dados podem se inscrever até o dia 31 de outubro. O desafio será no evento Acelera DF 2.0, em parceria com a Cotidiano, aceleradora brasileira de startups.

 

[email protected]

Artigos Relacionados