Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

27 de outubro, 2022

Famílias esperam consumir mais A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal avançou pelo terceiro mês seguido, em outubro, e bateu a marca […]

Economia$Capital

Famílias esperam consumir mais

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal avançou pelo terceiro mês seguido, em outubro, e bateu a marca de 73,8 pontos. Embora ainda permaneça abaixo da zona de satisfação (100 pontos), o índice apontou crescimento de 10,9% no ano. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado foi puxado pela melhora na percepção das famílias sobre o emprego e a renda atuais.

Entre setembro e outubro, os brasilienses de renda média e baixa demonstraram maior satisfação com a renda atual, uma vez que o indicador cresceu 4,9%. Esse índice ficou acima do crescimento de 2,8% dos consumidores de maior poder aquisitivo. Essa dinâmica é reflexo da deflação percebida nos dois últimos meses, especialmente nas despesas que pesam mais nos orçamentos das famílias de menor renda, como alimentação no domicílio e transportes.

A vilã da vez

“O quilo da cebola saltou de R$ 2,75 para R$ 7,29, entre setembro de 2021 e igual mês deste ano. O motivo é o prejuízo anterior com abaixa do produto o que levou Agricultores a reduzir a área de plantio.

Cai população desocupada

A população desocupada (9,5 milhões de pessoas) caiu ao menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015, recuando 6,2% (menos 621 mil pessoas) no trimestre e 29,7% (menos 4,0 milhões) no ano. A população ocupada (99,3 milhões) foi recorde da série iniciada em 2012, com alta de 1,0% (mais 1,0 milhão) ante o trimestre anterior e de 6,8% (mais 6,3 milhões) no ano.

Recorde de sem carteira

O número de empregados sem carteira assinada no setor privado (13,2 milhões de pessoas) foi o maior da série histórica, iniciada em 2012, apresentando estabilidade no trimestre e elevação de 13,0% (1,5 milhão de pessoas) no ano.

Semana da Segurança Digital

A Federação Brasileira de Bancos e mais 26 bancos associados realizam até sexta-feira (28) a Semana da Segurança Digital, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura, orientando sobre como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais que tanto dão dor de cabeça aos consumidores e geram prejuízos financeiros.

Setor publico também é recorde

O número de empregados no setor público foi recorde da série histórica (12,2 milhões) crescendo 2,5% (291 mil pessoas) no trimestre e 8,9% (989 mil pessoas) no ano. Outro recorde foi o número de empregados no setor público sem carteira assinada (3,1 milhões) que cresceu 11,6% (317 mil pessoas) no trimestre e 35,4% (799 mil pessoas) no ano.

Mulheres: maioria na cozinha, mas não como chefes

Até hoje, as mulheres são a maioria na cozinha de casa: enquanto quase 96% delas cozinham, servem a comida e lavam a louça em casa, 62% dos homens fazem a mesma coisa, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad). Quando saem da cozinha de casa para assumir a de um restaurante, entretanto, o cenário muda de figura e só 7% das cozinhas profissionais dos estabelecimentos mais renomados do país são comandados por mulheres, de acordo com o site especializado “Chef’s Pencil”.

 

[email protected]