Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

1 de novembro, 2022

Reajuste das Mensalidades O Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino orientou seus afiliados a trabalharem com reajustes para as mensalidades escolares em 2023 nos percentuais […]

Economia$Capital
Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

Reajuste das Mensalidades

O Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino orientou seus afiliados a trabalharem com reajustes para as mensalidades escolares em 2023 nos percentuais de 10% a 14%. O índice, que pode ficar acima por exemplo do IPCA, segundo o sindicato, serviria para recompor perdas ainda provocadas pela pandemia e também por reajustes de insumos que ficaram acima da inflação.

A Associação de Pais de alunos ja contesta o reajuste, orientando, por sua vez, os responsáveis a procurem negociações individuais com os estabelecimentos. Para a associação, os aumentos podem até ser justificáveis, mas não são exequíveis diante de uma realidade onde os pais, em sua ampla maioria, não tiveram aumentos no mesmo percentual no período.

SFT define licença maternidade

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o marco inicial da licença-maternidade e do salário-maternidade é a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido – o que ocorrer por último. A medida se restringe aos casos mais graves, em que as internações excedam duas semanas.

Concursos em 2023

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem 11 certames com previsão de provas e 12 com estimativa de lançamento de edital para o próximo ano. Os concursos estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. A expectativa é que sejam realizadas provas para os cargos de auditores de atividades urbanas e de controle interno do Distrito Federal. Na área da saúde, para técnico de enfermagem, vigilantes ambientais e profissionais da atenção comunitária à saúde. Assim como os de especialista em saúde pública e gestão e assistência pública à saúde.

Juros, sempre vilões

A Sondagem Indústria da Construção da CNI mostra que a taxa de juros elevada passou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos principais problemas da indústria da construção no terceiro trimestre de 2022. A falta ou o alto custo de matéria-prima saiu do primeiro e passou para o terceiro lugar, após oito trimestres na liderança dos principais problemas. A elevada carga tributária aparece em segundo lugar.

Alerta no combustível

O Sindcombustiveis monitora com apreensão a situação dos estoques diante das manifestações dos caminhoneiros. Segundo técnicos do sindicato, se as paralisações não forem interrompidas nas próximas 24 horas, poderá começar a faltar combustíveis em vários estabelecimentos.

Alerta no combustível (II)

Quem também monitora a situação é o Procon, no caso, atento a possíveis majorações nos preços, diante da maior demanda que ja se faz sentir em alguns postos. A população, com medo de possível escassez, estaria corr para encher os tanques. E quando a demanda aumenta…

 

[email protected]