Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

24 de novembro, 2022

O poder feminino no Sebrae DF Pela primeira vez o Sebrae no Distrito Federal terá como diretora superintendente uma mulher. Rose Rainha, atual diretora técnica […]

Economia$Capital
Foto: divulgação

O poder feminino no Sebrae DF

Pela primeira vez o Sebrae no Distrito Federal terá como diretora superintendente uma mulher. Rose Rainha, atual diretora técnica da instituição, foi eleita por unanimidade pelo conselho do Sebrae e assume em janeiro, um mandato de quatro anos. Rosemary Rainha é advogada, especialista em Gestão e faz parte da diretoria da instituição desde 2019. É secretária-executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do DF e já foi assessora parlamentar.

A nova superintendente faz parte de uma diretoria formado exclusivamente por mulheres, um outro fator inédito nessa eleição. Adélia Carvalho, especialista em Gestão, foi reconduzida a Diretoria de Administração e Finanças, enquanto Diná Ferraz, doutora em Direito, assumirá comoDiretor tônica. O mandato do novo triunvirato do Sebrae é de quatro anos.

Novidade também no Conselho

Também foi eleito por unanimidade o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae. Fernando Ribeiro, atualmente conduz o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária no Distrito Federal, que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do DF e do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária no Distrito Federal. Fernando Cezar Ribeiro também foi eleito para um mandato de outro anos e substitui o presidente da Fibra, Jamal Bittar.

Brasileiro ama um cartão

As compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram no Brasil 20% no terceiro trimestre, somando R$ 827 bilhões no período, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Em quantidade de transações, os brasileiros registraram uma média de 110 milhões de pagamentos com cartões por dia durante o terceiro trimestre. Ao todo, foram 10 bilhões de transações, o que representou um crescimento de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado.

IPCA volta a subir

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) para novembro foi de 0,53%, 0,37 ponto percentual acima do resultado de outubro . No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,35% e, em 12 meses, de 6,17%, abaixo dos 6,85% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2021, a taxa foi de 1,17%.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Bola dentro nos bares

A Abrasel estima que a movimentação nos estabelecimentos neste final de ano deve aumentar em 30% o faturamento do setor. Resultando de uma combinação que reúne Copa do Mundo e chegada do verão. O fuso horário entre o Brasil e o Catar também ajuda nos resultados do setor. Como os jogos em sua maioria acontecem entre uma e quatro da tarde, depois do almoço e antes do happy hour, a aposta é que mais gente pode ser atraída para os bares e restaurantes.

Indústria em crise de confiança

Os 29 setores da indústria brasileira registraram queda forte e disseminada da confiança na passagem de outubro para novembro de 2022, de acordo com levantamento da CNI. Os índices de oito setores e da região Sul passaram de um estado de confiança para o de falta de confiança. Foram entrevistadas 2.132 empresas, entre 1º e 10 de novembro.

Foto: ebc

Reajuste nos canos

A Adasa definiu os percentuais de reajustes para a agua no DF a partir de janeiro. O aumento serea de 9,64% para a categoria residencial e de 7,46% para a categoria não residencial. Os reajustes tiveram como parâmetro a variação de índices inflacionários, como o IGP-M, IPCA, INPC e p variação do preço da energia elétrica.

[email protected]