Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

3 de janeiro, 2023

De olho nos postos O Ministério da Justiça ja determinou uma opracao especial de fiscalização no spsotos de gasolina de todo o Br asilo, mas […]

Economia$Capital

De olho nos postos

O Ministério da Justiça ja determinou uma opracao especial de fiscalização no spsotos de gasolina de todo o Br asilo, mas eme special de algumas unidas federativas (Brafsília entre elas), por conta dos aumentos nas bombas ocorridos na virada do nao. Na opinião do governo, como foram mantidas as desonerações, o que aconteceu teceu foi uma especular dos donos de postos, que acabaram reajustando sem kitivo os combustíveis.

Para vaiar, os donos d postos estando ocupando as distribuidores que teriam repassado custos de aumentos que estavam planeados com o fim da desoneração. Segundo eeles, após esse estresse no mercado, os preços tendem a baixar. Falar saber se tanto quanto subiram.

Muita calma nessa hora

As anunciadas mudanças no Pix, como o aumento dos valores de saques e transferências, apesar de ja estarem liberadas tem prazo para implementação. Os bancos que participam do sintam podem fazer as mudanças ate o dia 03 de abril. Mas a maioria já eta aplacando as novas faixas.

Perfil dos parlamentares

A Fibra lançou o Perfil dos Parlamentares do DF 2023–2026. A publicação foi editada com 240 páginas, nas quais o leitor conhece as principais bandeiras e encontra o posicionamento dos 35 parlamentares do DF — além dos deputados distritais, deputados federais e senadores — sobre temas de interesse da indústria que poderão ser debatidos nas casas legislativas. A abertura de cada perfil também traz informações biográficas e a trajetória política.

Portaria polêmica

Portaria baixada no dia 29 de dezembro pelo Ministério da Economia provocou revolta entre estabelecimentos de alimentação. Ela exclui bares e lanchonetes do rol de empresas que podem usufruir do benefício da alíquota zero de PIS, COFINS, IRPJ e CSSL. A Abrasel já procurou a nova gestão do ministério da Fazenda para desfazer o que considera uma injustiça e uma ameaça ao segmento.

Portaria polêmica (II)

Para piorar, os mais atingidos com a medida são exatamente as pequenas lanchonetes e bares, setor que mais sofreu durante a pandemia. Na opinião dos técnicos da Abrasel, sem a isenção, esses segmentos não terão como pagar as contas e, então, fecharão as portas.

Uber vai parar

Entregadores do aplicativo Uber em Brasília aderiram a paralisação marcada para a próxima semana. Um dia sem entregas foi a forma que a categoria encontrou para pressionar pela aprovação de um pacote de benefícios, incluindo melhor remuneração pelo aplicativo. Alem de Brasília, motoboys e ciclistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte já confirmaram a adesão.

Nas alturas

Ministério do Turismo propôs uma redução nos preços do querosene para avião, esperando que com isso houvesse diminuição nos preços das passagens aéreas, mas a empresas do setor ja alegaram que mesmo com a redução proposta, pouco acima de 10%, não há como reduzir as tarifas, uma vez que no ano passado o querosene subiu mais de 25%.

 

[email protected]