COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

Prova de Vida vai voltar A obrigatoriedade da prova de vida para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta em 2023, depois de ficar suspensa desde fevereiro de 2022, devido à pandemia. Antes os segurados deveriam comparecer pessoalmente em agências dos bancos responsáveis pelo pagamento de pensões e aposentadorias …

Prova de Vida vai voltar

A obrigatoriedade da prova de vida para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta em 2023, depois de ficar suspensa desde fevereiro de 2022, devido à pandemia. Antes os segurados deveriam comparecer pessoalmente em agências dos bancos responsáveis pelo pagamento de pensões e aposentadorias levando seu cartão de débito e documento com foto.

Prova de Vida vai voltar (II)

A partir deste ano, o procedimento deve passar a ser bem mais simples, não sendo necessário o comparecimento presencial em qualquer instituição.
O INSS passará a utilizar o cruzamento de dados para atestar que os segurados continuam aptos a receberem os benefícios. Registro da Vacinação, atendimentos em agências da Previdência Social, renovação ou emissão de documentos, declaração do imposto de renda, consultas no SUS e comprovante de votos passam a fazer parte dos documentos que comprovam a vida dos beneficiários.

99 fora…

O 99Food, aplicativo de entrega de refeições prontas da empresa de mobilidade 99, está encerrando a operação de entrega no Brasil. O serviço ficará a cargo dos estabelecimentos parceiros. Em março do ano passado, a Uber deixou de oferecer o serviço de entregas de refeições prontas, dentro do app UberEats, no Brasil. À época, a Uber era a segunda maior empresa de delivery de comida do país, atrás do líder iFood, e seguida pelo Rappi.

Preços industriais têm queda

Uma boa noticia: em novembro de 2022, os preços da indústria caíram 0,54%. O acumulado no ano chegou a 4,47% e o acumulado em 12 meses, a 4,39%. Em novembro, 9 das 24 atividades investigadas apresentaram variações positivas de preço ante outubro.

Preços industriais têm queda (II)

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis, semiduráveis e não duráveis).

Mercado de usados em baixa

No Distrito Federal, houve uma queda de 7,8% na vnedad e veículos suados em 2022 comparado a 2021. Ao todo foram 223.180 unidades vendidas. O desempenho, no entanto foi lehor do que a media naci9nal, que ficou em 11,4%.

Foto: reprodução

Escola de Gastronomia

O projeto Escola Móvel de Gastronomia vai capacitar pessoas interessadas em apostar no ramo. De 8 a 18 de janeiro, uma carreta estará estacionada no Gama para atender os alunos. A iniciativa conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Foto: reprodução

Problemas com as notas fiscais

A Secretaria de Fazenda espera resolver ate esta sexta-feira, problemas com a implantação do Sistema de Gestão, Fiscalização e Arrecadação do Imposto Sobre Serviços – ISS, utilizando modelo próprio de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e (Padrão ABRASF) em substituição à Nota Fiscal Eletrônica – NF-e modelos 55 e 65. O sistema foi iniciado no dia 01, mas tem apresentado diversas falhas. A secretaria esclarece que o empresário não será penalizado em decorrência dos problemas verificados no período.

 

bsbagora@gmail.com

 

Artigos Relacionados