Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Crédito no meio rural Os produtores rurais atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) terão a facilidade de acessar mais uma linha de crédito. A novidade é resultado de um contrato de parceria assinado entre a Emater-DF e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Somente em 2022, foram contratados o …
Os produtores rurais atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) terão a facilidade de acessar mais uma linha de crédito. A novidade é resultado de um contrato de parceria assinado entre a Emater-DF e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Somente em 2022, foram contratados o total de R$ 12,5 milhões em crédito rural, considerando os projetos feitos pela Emater-DF.
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em outubro de 2022, sete em cada 10 dívidas de consumidores inadimplentes foram pagas no setor de Bancos e Cartões em até 60 dias de negativação. Além disso, o segmento que engloba contas de água, luz e gás, foi o segundo mais contemplado, marcando 66,5% dos débitos ressarcidos. No panorama geral, considerando todos os segmentos, 59,4%dos débitos foram recuperados.
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,48% para 5,74% para este ano.A previsão para 2023 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. A meta é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.
O Panorama da Pequena Indústria da CNI registrou queda nos quatro indicadores que analisam a performance das micros e pequenas indústrias brasileiras, no último trimestre de 2022: desempenho, situação financeira, confiança e perspectiva. Apesar dessa retração, os indicadores se mantiveram acima da média histórica.
Apesar do aperto nas finanças das famílias e do menor nível de atividade econômica esperados para este ano, a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que haja avanço, mesmo tímido, nos serviços e no turismo, em 2023. O ramo do turismo, por exemplo, deve ter aumento real de 2,9% nas receitas, alavancado especialmente pelo atendimento à demanda reprimida dos últimos anos.
Os preços das terras agrícolas no Brasil aumentaram em média 45% no ano passado, usados principalmente pelo valor médio do hectare para cultivo de soja e milho. Em três anos, a supervalorização das terras agrícolas alcançou 127,4%.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 3,6% em janeiro na comparação com o mês anterior e atingiu 119 pontos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mede o indicador, trata-se da segunda queda consecutiva. O índice varia de zero a 200 pontos. Resultados acima de 100 indicam otimismo.
Um dos cursos mais procurados há quase dez anos, as faculdades de engenharia vivem uma redução no número de alunos matriculados: 44% entre 2014 e 2020. O dado é mais preocupante ainda se o país ensaiar uma retomada econômica, pois podem faltar profissionais do setor.
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.