COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

Número de endividados mantém estabilidade A parcela de famílias com dívidas – em atraso ou não – se manteve em 78% na passagem de dezembro de 2022 para janeiro deste ano. Em janeiro do ano passado, o percentual era de 76,1%. Os dados são de pesquisa divulgada pela CNC, onde é revelado ainda que entre …

Número de endividados mantém estabilidade

A parcela de famílias com dívidas – em atraso ou não – se manteve em 78% na passagem de dezembro de 2022 para janeiro deste ano. Em janeiro do ano passado, o percentual era de 76,1%. Os dados são de pesquisa divulgada pela CNC, onde é revelado ainda que entre aqueles que ganham até três salários mínimos, os endividados são 79,2%. Já aqueles que ganham mais de dez salários são 74,4%.

E o índice de inadimplentes também

As famílias com dívidas em atraso, as chamadas inadimplentes, somam 29,9% do total, abaixo dos 30% de dezembro, mas acima dos 26,4% de janeiro do ano passado. As famílias que não terão condições de pagar suas dívidas são 11,6%, percentual superior aos 11,3% de dezembro e aos 10,1% de janeiro de 2022.

Paixão nacional continua

Só no último ano, a indústria cervejeira vendeu o equivalente a cerca de 74 litros por brasileiro. O volume de cerveja foi o maior pelo menos desde 2014, de acordo com dados compilados pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor. O Sindicato nacional de produtores de cerveja avalia que a alta de vendas foi impulsionada pelo retorno de grandes eventos, após os anos de restrição da pandemia de Covid-19.

Indústria registra queda

A Sondagem Industrial da CNI aponta queda da produção e do emprego em janeiro de 2023. O comportamento da atividade é próximo ao esperado para os meses de janeiro, com os indicadores permanecendo dentro das médias para o período.

Risco para o futuro

O número de trabalhadores de transportes inseridos na modalidade de Gig Economy passou de 1,5 milhão no final de 2021 para 1,7 milhão no terceiro trimestre de 2022. Desses, apenas 23% contribuíram para a previdência social nessa ocupação, mais um risco para o futuro do sistema.

Risco para o futuro II

Gig Economy é o termo que caracteriza relações laborais entre funcionários e empresas que contratam mão de obra para realizar serviços esporádicos e sem vínculo empregatício (tais como freelancers e autônomos), por exemplo, via aplicativos.

Comércio cai na folia

Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Fecomércio-DF para medir a expectativa da população e dos empresários brasilienses em relação ao Carnaval 2023 aponta uma perspectiva média de aumento de vendas de 23% no consumo de produtos e serviços ofertados pelos segmentos diretamente impactados pela data comemorativa. O estudo apurou, ainda, que 56% da população local aprecia os festejos da data comemorativa.

BRB assume protagonismo no Mercado imobiliário

Em reunião na Ademi-DF, o presidente do BRB anunciou que o banco irá reforçar ainda mais sua participação no mercado imobiliário de Brasília. Em 2022, o BRB alcançou 46,2% de participação no setor de habitação – o banco ocupa o primeiro lugar no ranking de financiamento imobiliário no DF e a sexta posição no ranking nacional. Nos últimos quatro anos, acumulou uma carteira de R$ 40 bilhões e financiou 23,2 mil unidades.

 

bsbagora@gmail.com

Artigos Relacionados