COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

Bom de samba e de bolso Ainda não foram fechadas as contas, mas as expectativas do comércio, principalmente de bares e restaurantes com o carnaval do DF foram bem superadas. As vendas cresceram mais que 20% em compraração ao mesmo período do ano passado. Junto com a redução de ocorrências criminais no mesmo período em …

Bom de samba e de bolso

Ainda não foram fechadas as contas, mas as expectativas do comércio, principalmente de bares e restaurantes com o carnaval do DF foram bem superadas. As vendas cresceram mais que 20% em compraração ao mesmo período do ano passado. Junto com a redução de ocorrências criminais no mesmo período em referência a 2022. Este ano, Brasilia mostrou que é boa de samba.

Bom de samba e de bolso II

Também chamou a atenção o aumento no número de ocupações em hotéis que deve ficar bem acima de 2022. Além de menos brasilienses viajando, mais turistas principalmente de Goiás e de Minas Gerais, acabaram aderindo ao momo candango.

Acabou sem deixar saudade

Após menos de um ano de operação, a Caixa encerrou o consignado do Auxílio Brasil. A modalidade de concessão de empréstimos pelo benefício social que começou em setembro do ano passado, segundo muitos como forma de turbinar a campanha de Bolsonaro, vinha sendo criticada porque se transformou em uma ameba crescente de insolvência para os que recebiam o benefício.

Oportunismo criminoso

Pelo menos quatro projetos foram protocolados na Câmara dos Deputados para criminalizar a alta abusiva de preços quando ocorrem calamidades públicas, como as destruições causadas pelas chuvas em São Paulo. Os parlamentares ficaram sensibilizados com a onda de aumentos, como a criminosa cobrança de mais de R$ 90 por um litro de água no litoral paulista após a catástrofe.

Venda de veículos novos supera expectativas

O DF apresentou um aumento de venda de veículos em janeiro de 21,2% em comparação ao mesmo mês de 2022. O bom resultados surpreendeu e superou a média brasileira, que foi de 16, 3%. Quando comparada ao dezembro, houve uma queda de 26,85%, mas considerada normal diante da demanda que sempre é maior no final do ano.

Foto: Ebc

Vaca louca engorda prato

A suspensão de venda de carnes bovina para China, em decorrência da confirmação de caso atípico de vaca louca no Pará, deve ter impacto imediato no preço da carne para o consumo brasileiro. A queda só não vai ser mais acentuada porque o grosso da produção só começa mesmo a partir de abril, com a engorda dos rebanhos pós final de ano.

Foto: Lázaro Mendes/Divulgação Secec

DF comemora venda de imóveis

O mercado imobiliário do Distrito Federal fechou 2022 com seu melhor desempenho em vendas desde 2015. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) registram, no acumulado de 12 meses, a comercialização de 4.590 unidades residenciais novas no ano, um aumento de 118% quando comparada às 2.105 registradas em 2015.

A Ademi espera novo ciclo de crescimento em 2023. Em 2022, as empresas associadas à entidade realizaram 24 lançamentos, colocando 3.271 imóveis à disposição em todo o DF. Brasília foi a cidade que registrou a maior valorização de imóveis no Brasil em 2022, com 16,77%. A média brasileira foi de 15,06%.

 

[email protected]

Artigos Relacionados