COLUNAS

Economia$Capital

2 de fevereiro, 2025

O impacto do Trabalho Híbrido A nova realidade imposta pelo trabalho híbrido vem afetando o setor de bares e restaurantes, transporte, limpeza e segurança. A tendência é que ritmo acelere, mas não retorne ao que era antes da pandemia, afirmam especialistas. Enquanto bares e restaurantes veem recuperação parcial das perdas na pandemia, o setor de …

O impacto do Trabalho Híbrido

A nova realidade imposta pelo trabalho híbrido vem afetando o setor de bares e restaurantes, transporte, limpeza e segurança. A tendência é que ritmo acelere, mas não retorne ao que era antes da pandemia, afirmam especialistas. Enquanto bares e restaurantes veem recuperação parcial das perdas na pandemia, o setor de limpeza viu queda na demanda de contratação de pessoal e a área de segurança teve transformações aceleradas pelo choque sanitário.

O impacto do Trabalho Híbrido (II)

Hoje são 400 mil pessoas a menos do que antes da pandemia trabalhando em bares e restaurantes do país: 5,34 milhões no fim de 2022 ante 5,75 milhões em 2019. O número de estabelecimentos formais do setor no Brasil caiu drasticamente em 2020 e ainda não se recuperou, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) – de 102.906 em 2019 passou para 98.035 em 2020 e para 96.005 em 2021.

Alerta nas empresas

A Serasa Experian divulga nesta semana dados alarmantes sobre a saúde das empresas no País, em especial as micro e pequenas. Segundo o levantamento, no mês de fevereiro, houve 103 pedidos de recuperação judicial, uma alta de quase 90% em relação a fevereiro de 2022. O comercio lidero essa lista e pedido, com 36 no total.

Alerta nas empresas (II)

Segundo especialistas, as empresas que antes estavam enfrentando a inadimplência agora estão entrando na fase da insolvência, ou seja, deixando não só de pagar dívidas, mas também insumos e mão de obra.

Governo acelera

Que a então governadora em exercício, Celina Leão, manteve não só confiança e o respeito do governador Ibaneis, como ainda imprimiu suas características, como no enfrentamento ao feminicídio durante sua gestão, ninguém duvida. Mas também ficou claro que varias politicas, obras e projetos que ja teriam sido lançados no primeiro trimestre foram represados diante da ausência do titular do cargo. Agora, com a volta de Ibaneis, esse cronograma vai ser acelerado.

Mercado de trabalho no DF

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) lançou a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (PDAE) 2023. Serão ouvidas cerca de 1.600 empresas de todos os setores e tamanhos sobre a contratação e a capacitação de trabalhadores no Distrito Federal para criar uma visão mais apurada e dinâmica do mercado de trabalho brasiliense.

Mercado de trabalho no DF (II)

O objetivo é entrevistar os responsáveis pelas contratações e demissões nas empresas amostradas, sobretudo os chefes de Recursos Humanos, gerentes e/ou proprietários. Os trabalhos de campo estão previstos para serem realizados entre março e setembro.

Bolas fora no Dia do Consumidor

No Dia do Consumidor, os protestos são maiores para OI, Claro, Bradesco, Vivo e Tim, que lideraram, segundo os Procons de todo o País, as listas de empresas com maior número de reclamações.

 

[email protected]

Artigos Relacionados