Economia$Capital
28 de março, 2023Decreto reduz IPTU em construções Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal o decreto que melhora as condições de pagamento do IPTU para terrenos em obras. O documento reduz de 3% para 1% o valor do imposto cobrado no primeiro ano de construção no terreno, a partir do alvará de construção emitido. A demanda …
Decreto reduz IPTU em construções
Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal o decreto que melhora as condições de pagamento do IPTU para terrenos em obras. O documento reduz de 3% para 1% o valor do imposto cobrado no primeiro ano de construção no terreno, a partir do alvará de construção emitido. A demanda faz parte da pauta do setor construtivo liderado pelo Sinduscon-DF, Ademi-DF e Codese-DF.
Financiamento mais barato
O BRB oferecerá condições especiais em parceria com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF). Até 2 de abril, clientes poderão financiar até 80% do valor do seu imóvel, com taxas a partir de 8,39% a.a. + TR, e prazo para pagamento de até 420 meses.

Intenção de consumo cresce
O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,8% em março e atingiu 96,7 pontos, o maior nível desde março de 2020, ficando acima também do resultado de fevereiro, quando alcançou 95,7 pontos. Com isso, a intenção de consumo permanece abaixo da zona de avaliação positiva de 100 pontos desde 2015.
Intenção de consumo cresce (II)
Apesar de ter mantido a tendência de alta, a elevação foi menos expressiva. Isso ocorre muito em razão da perda de fôlego no otimismo das famílias de menor renda. Desde o último trimestre do ano passado, o consumidor de renda média e baixa ainda estava mais esperançoso que o mais rico, mas o panorama mudou agora em março.

Agro segue otimista
A expectativa para o desempenho do setor agropecuário é de elevado crescimento em 2023, após uma queda da atividade econômica setorial em 2022. Na produção vegetal, as novas estimativas para as produções de milho e café na safra 2023/2024 compensaram a revisão para baixo na produção de soja. As projeções para a produção de arroz e trigo, no entanto, são de queda de 6% e 13,8%, respectivamente.
Brasília x Lima
A rota aérea entre o DF e a capital peruana começa a operar novamente neste domingo (26), pela companhia Latam. Os voos haviam sido interrompidos em abril de 2020, devido ao avanço da pandemia de covid-19. A rota é uma boa notícia não somente para peruanos e brasilienses, mas também para equatorianos, bolivianos e chilenos, que ganham mais alternativas para descobrir o Distrito Federal e o Brasil.
Brasília x Lima (II)
Esse será o sétimo voo internacional que sai de Brasília. Antes, já era possível viajar para Lisboa, Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires e Cancún. Os voos para Lima terão duração média de cinco horas.

Durou pouco
Com a retomada de venda de carnes para a China, a alegria do consumidor brasileiro com a queda nos preços locais vai virar cinzas antes mesmo de se deliciar com o churrasco. A previsão é de aumento já na primeira semana de abril.