Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

13 de abril, 2023

Uma luz para o Setor Comercial Sul O governador Ibaneis Rocha vai sancionar o projeto de lei aprovado na CLDF que deu um importante passo […]

Economia$Capital
Foto: AGÊNCIA BRASÍLIA

Uma luz para o Setor Comercial Sul

O governador Ibaneis Rocha vai sancionar o projeto de lei aprovado na CLDF que deu um importante passo para a recuperação do Setor Comercial Sul. Trata-se da aprovação de projeto que amplia os usos e as atividades do local. De autoria do Poder Executivo, o texto passou na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com unanimidade de votos dos deputados presentes.

Uma luz para o Setor Comercial Sul (II)

A norma prevê no SCS mais de 280 novas atividades comerciais, institucionais e de prestação de serviços, como faculdades, creches, educação profissional de nível técnico, serviços de tecnologia da informação, entre outros. Ressalte-se que a proposta não prevê a possibilidade de moradia no local.

Uma luz para o Setor Comercial Sul (III)

O projeto atende as demandas do comércio da região, além de trazer outros benefícios para a população que transita diariamente naquela área. Entre eles, mais atividades noturnas, para reduzir a ociosidade e a insegurança no setor após o horário diurno.

Novo mapa da economia criativa no DF

Na próxima terça-feira (18) haverá o lançamento da 2ª fase do relatório Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal. Serão apresentados os dados quantitativos e qualitativos, acerca da economia criativa nas regiões administrativas do DF, baseados no trabalho de pesquisadores da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Novo mapa da economia criativa no DF (II)

Além de mapear mais de 90 mil agentes criativos registrados no DF, a pesquisa inédita identificou que a taxa de participação da economia criativa no produto interno bruto (PIB) local é de 3,5%, gerando mais de R$ 9 bilhões no ano passado.

Foto: reprodução da internet

Bares e restaurantes seguram preços

A inflação nos bares e restaurantes foi de 0,60% no mês, contra 0,71% do índice geral no país, segundo os últimos dados do IPCA. No ano, o aumento na alimentação fora do lar acumula alta de 1,67%, também abaixo do índice geral, que foi de 2,09% no primeiro trimestre de 2023.

Mais um passo para o Setor Jóquei

O Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (CONAM) deu mais um passo para a criação do Setor Habitacional Jóquei Clube, aprovando o parcelamento da região. O projeto segue para apreciação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), fase final de aprovação pelo poder público.

Falta de “timming” no Planalto

Que a fustão das importações via comércio eletrônico de produtos como vestuário e eletrônicos tem que ser discutida, não há dúvidas. Mas levantar a questão de possível taxação dos produtos no exato momento em que uma megacomitiva brasileira visita a China (origem da maioria esmagadora desses produtos) deixa a impressão que o governo federal anda sem timming.

 

[email protected]