Economia$Capital
3 de fevereiro, 2025Construção puxa retomada O setor da Construção Civil do DF apresentou o segundo melhor saldo entre desligamento a admissões, de acordo com o Caged com dados de fevereiro, divulgado no final de abre. Foram 905 vagas o segmento que só perdeu para o de Serviços neste saldo. No acumulado do ano, a variação positiva chegou …
Construção puxa retomada
O setor da Construção Civil do DF apresentou o segundo melhor saldo entre desligamento a admissões, de acordo com o Caged com dados de fevereiro, divulgado no final de abre. Foram 905 vagas o segmento que só perdeu para o de Serviços neste saldo. No acumulado do ano, a variação positiva chegou 11,45%, com a um total de 67.743 empregos no mês de fevereiro no DF.
Informais ainda de fora
O curioso é que os bons resultados do Caged se chocam com os demonstrados pela PED no mesmo setor, que teve uma variação acumulada de 7 pontos negativos. Isso porque a PED mede também o segmento informal. Segundo os técnicos, os trabalhadores informais tendem a permanecer mais alguns meses sem realocação no mercado, por fatores sazonais, como as chuvas, ou pela baixa demanda do mercado da construção, principalmente entre as pequenas obras.
Acidentes são reduzidos
O Sinduscon time divulgou dados sobre os acidentes de trabalho no setor da construção civil. Segundo a pesquisa, esses sinistros vêm apresentando uma tendência de queda ao longo dos anos no DF. Em 2012, foram registrados 1258 acidentes, ao passo que, em 2021 foram registrados 576 acidentes, apresentando uma variação, nesse período, de aproximadamente -54%.
Chama a atenção na pesquisa que praticamente um em cada três dos acidentes de trabalho no segmento ocorrem com serventes (35,35%). Em segundo lugar, bem distante, vem os pedreiros, com 6,51%. Segundo os analistas, isso deve a menor qualificação dos primeiros, o que os expõem a mais riscos desnecessários.
Fibra; promove seminário
Com o objetivo de sensibilizar negócios locais para ingresso no mercado internacional, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoverá nos dias 4 e 5 de maio a Semana da Empresa Exportadora. O evento, presencial, é organizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação (CIN-DF) e tem inscrições gratuitas e limitadas, pelo site bit.ly/SemanaExportadora.
Fibra promove seminário (II)
Durante o seminário, serão discutidos temas relacionados à internacionalização, com a participação de representantes de instituições de comércio exterior locais e nacionais.
Mercado mais otimista
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu de 0,9% para 0,96%. Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) é crescimento de 1,41%. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,7% e 1,8%, respectivamente.
O custo Embratur no DF
Brasilia sofrera o impacto direto da transferência de recursos do Sesc e Senac para a Embratur. Obras como a da nova sede do Sesc, próxima a ponte JK, e do Senac, na Asa Norte, deverão ser paralisadas, com impacto na geração de empregos e na prestação de serviços com as novas unidades.