Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Portabilidade adiada O setor de bares e restaurantes comemora o adiamento da portabilidade do vale-alimentação e do vale-refeição por um ano. A medida, que estava prevista para entrar em vigor em maio de 2023, permitiria que os trabalhadores escolhessem a operadora do cartão. Isso poderia disparar uma corrida das empresas para oferecer, por exemplo, cashback …
O setor de bares e restaurantes comemora o adiamento da portabilidade do vale-alimentação e do vale-refeição por um ano. A medida, que estava prevista para entrar em vigor em maio de 2023, permitiria que os trabalhadores escolhessem a operadora do cartão. Isso poderia disparar uma corrida das empresas para oferecer, por exemplo, cashback (ou reembolso) aos consumidores que optassem pela troca.
O setor de alojamento e alimentação registrou crescimento no número de pessoas ocupadas (empregos formais e informais) no primeiro trimestre deste ano (jan/fev/mar), segundo dados divulgados pelo IBGE. Os bares e restaurantes que representam cerca de 85% do segmento foram responsáveis pela criação de quase 50 mil novas vagas de emprego, sendo o setor com maior crescimento em toda a economia em relação ao trimestre anterior.
O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M/FGV) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), amplamente utilizado na locação de imóveis, registrou queda de 0,95% em abril de 2023. Com esse resultado, o indicador acumulou retração de 0,75% nos primeiros quatro meses do ano. “Foi o maior recuo, para um primeiro quadrimestre do ano desde 2009 (-1,07%).
O volume de vendas de comércio varejista no país recuou 0,1% na passagem de janeiro para fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem de dezembro para janeiro, o setor havia crescido 3,8%. O varejo cresceu 2,% na média móvel trimestral, 1% na comparação com fevereiro de 2022, 1,8% no acumulado do ano e 1,3% no acumulado de 12 meses.
O Brasil renuncia a R$ 2,5 bilhões por ano com a retomada de exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália, segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Conforme estudo da Confederação, a suspensão da necessidade de visto para turismo no Brasil havia ampliado em 21,5% a
quantidade de estrangeiros desses países em 2019, no comparativo com o ano anterior.
O Gabinete da Presidência do Ipea solicitou à Corregedoria do Instituto que apure o vazamento de uma nota técnica relativa à necessidade de concurso público para recompor o quadro permanente de pessoal da casa. O documento, de acesso restrito no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), foi publicado nesta quarta-feira (3) em alguns sites especializados em seleções públicas.
Apesar das burocracias financeiras que dificultam o crescimento das micros e pequenas empresas (MPEs), no primeiro trimestre de 2023, os empresários de pequeno porte relataram bom desempenho (44,0 pontos), até melhor que a média histórica para o período, que é 43,8 pontos. O resultado foi constatado por pesquisa trimestral da CNI.
São enormes as expectativa para a realização da Agrobrasília 2023, que acontece de 23 a 27 de maio. O evento deverá não só bater recordes de público, como também de negociações.
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.