COLUNAS

Economia$Capital

3 de fevereiro, 2025

O mapa da abertura de empresas Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2023. O tempo gasto para a abertura dessas empresas foi, em média, de 1 dia e seis horas, segundo o Mapa de Empresas – documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços …

O mapa da abertura de empresas

Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2023. O tempo gasto para a abertura dessas empresas foi, em média, de 1 dia e seis horas, segundo o Mapa de Empresas – documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O mapa da abertura de empresas (II)

Entre janeiro e abril deste ano, 1.331.940 empresas foram abertas no Brasil. Com isso, há no país 21 milhões de CNPJs ativos. Deste total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. Ainda segundo o estudo, 736.977 CNPJs foram encerrados no primeiro quadrimestre do ano. Com isso, o saldo ficou positivo, em 594.963 empresas.

DF bem na inovação …

O DF aparece como a 10ª unidade da federação em empresas ativas dentro do regime Inova simples, procedimento simplificado que permite a inscrição de iniciativas empresariais que se autodeclaram como empresas de inovação, a exemplo das startups

…E no combate à burocracia

Outro destaque de Brasilia é que foi uma das poucas capitais a registarem um tempo medido de abertura de empresas, de qualquer modalidade, em até 12 horas. Para se ter uma ideia, em São Paulo, o tempo médio é de 2 dias e duas horas. Em Santa Helena, no Paraná, o tempo de abertura é de 54 minutos. Enquanto em Araranguá, em Santa Catarina, chega a 14 dias e 14 horas.

Foto: reprodução da internet

BRB sustentável

O BRB se tornou o primeiro banco brasileiro a substituir o material de todo o seu portfólio de cartões de plástico por PVC 100% reutilizado. Todos os novos cartões da bandeira Visa já estão sendo emitidos com material totalmente reciclado. E, até o fim do ano, todos os demais também passarão a ser emitidos em PVC completamente reciclado.

GDF estimula a indústria

O GDF estendeu até 2026 os efeitos da medida que possibilita o parcelamento do ICMS referente à importação de máquinas e equipamentos industriais. A norma estimula a modernização do parque industrial brasiliense e, consequentemente, contribui para elevar a competitividade das empresas locais. Com isso, os industriais têm a possibilidade de não recolher o ICMS na totalidade no ato do desembaraço aduaneiro do bem, desde que não haja similar produzido no País.

Bares e restaurantes entre os que mais contratam

O setor de alojamento e alimentação foi um dos poucos analisados na ultima pesquisa Caged e Pnad que apresentaram crescimento significativo na geração de empregos. A média nacional ficou em 0,2%, considerada como estabilidade pelo IBGE, quanto ao segmento que engloba bares e restaurantes teve crescimento de 1,1%.

O leão que devora empresas

Dentre 111 países, o Brasil está na 2ª posição do ranking dos que mais tributam as empresas. Somente Malta fica na nossa frente, segundo estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da OCDE sobre a tributação das empresas. Ao considerar todos os impostos, as empresas brasileiras pagam, na média, uma alíquota de imposto de 34%. Este valor é 70% maior do que a média mundial, e somente 1% menor que Malta – que está no topo do ranking com 35%.

 

[email protected]

Artigos Relacionados