COLUNAS

Economia$Capital

13 de junho, 2023

Desenrola Brasil O governo federal publicou medida provisória que lança o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil. A Câmara dos Deputados e o Senado têm até 120 dias para apreciar o texto e votar a admissibilidade da conversão da MP em lei. Desenrola Brasil (II) A expectativa do …

Desenrola Brasil

O governo federal publicou medida provisória que lança o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil. A Câmara dos Deputados e o Senado têm até 120 dias para apreciar o texto e votar a admissibilidade da conversão da MP em lei.

Desenrola Brasil (II)

A expectativa do governo é que a iniciativa esteja em vigor em julho, permitindo a adesão de credores e devedores e a renegociação de dívidas. No seu primeiro momento o programa vai beneficiar a baixa renda com dividas de ate 5 mil reais.

Desenrola Brasil (III)

A mais recente pesquisa sobre o endividamento – realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (Cndl) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) -aponta que, em abril deste ano, 66 milhões de brasileiros deixaram e pagar alguma conta. Além disso, quatro em cada dez estavam negativados, ou seja, tiveram seus nomes incluídos nas listas de órgãos de proteção ao crédito.

Inflação castiga mais o andar de baixo

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, referente ao mês de maio deste ano, que mais uma vez registrou desaceleração para todas as classes de renda, na comparação com abril. Em termos absolutos, as famílias de renda alta tiveram o maior alívio inflacionário, com deflação de 0,08%, enquanto o segmento de renda muito baixa apresentou a taxa mais elevada de inflação no período (0,33%).

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O fator Câmara

Está bem encaminhada no Senado a aprovação de emenda ao projeto de arcabouço fiscal retirando a garfada no Fundo Constitucional do DF. O problema volta a ser a Câmara, para onde o projeto deve voltar, diante das mudanças.

O fator Câmara (II)

E ai entra o Executivo. Lula tem pressa na aprovação do projeto e não quer se submeter de novo aos caprichos de Arthur Lira. Diante disso, crescem as pressões para que o Senado não altere o projeto e Lula vete a parte do Fundo Constitucional. Tudo estaria certo, não fosse as considerações infelizes da Casa Civil sobre Brasília…

Caem vendas de material de construção

Gigantes do varejo em material de construção, como a Leroy Merlin, estão revendo seus estratégias e apostando em lojas menores, ou restringindo seus investimentos. De acordo com pesquisa do IBGE, as vendas em volume de material e construção tiveram recuo de 3,3% no primeiro trimestre.

Número de emplacamentos resce frente a 2022

O DF registrou aumento no número e emplacamentos de veículos no primeiro quadrimestre, quando comprado do ano passado. Foram 25.838 veículos emplacados (considerando inclusive máquinas agrícolas), um salto de 8,13% frente ao mesmo período de 2022.

 

[email protected]

Artigos Relacionados