COLUNAS

Economia$Capital

3 de fevereiro, 2025

Pirâmide turística Os clientes da 123 mIlhas que estão recebendo vouchers da empresa com o ressarcimento por viagens pagas e canceladas estão reclamando que os valores não conseguem adquirir os pacotes negociados com a operadora. Em algum casos, a diferença chega a exigir a complementação de pagamento de mais de 50%. Pirâmide Turística (II) O …

Pirâmide turística

Os clientes da 123 mIlhas que estão recebendo vouchers da empresa com o ressarcimento por viagens pagas e canceladas estão reclamando que os valores não conseguem adquirir os pacotes negociados com a operadora. Em algum casos, a diferença chega a exigir a complementação de pagamento de mais de 50%.

Pirâmide Turística (II)

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) informou que notificou a agência de viagens 123 Milhas na tarde desta segunda-feira (21) para prestar esclarecimentos sobre a suspensão dos pacotes turísticos e a emissão de passagens da linha promocional da empresa. A medida afeta viagens já contratadas, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

O custo engarrafado

Mais de um terço dos brasileiros das grandes cidades passam mais de uma hora por dia no trânsito. É o que mostra pesquisa inédita da CNI, segundo a qual 8% da população gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas, totalizando 36% das pessoas que passam mais de 1 hora diária no transporte.

O custo engarrafado (II)

A mesma pesquisa apontou que 60% dos trabalhadores ja chegar atrasados por conta do trânsito, o que impacta em seus rendimentos profissionais e nos custos para a empresa.

FOTO: ASCOM ADEPARÁ/BELÉM-PARÁ

O fator picanha

Pecuaristas estão vivendo a crise do Boi Gordo, na qual a arroba recuou 25% em 2023. Segunda analistas, a perda de valor é a mais intensa em pelo menos uma década. Apesar disso, o preço da carne bovina ao consumidor final não acompanhou a desvalorização na mesma proporção e a picanha caiu apenas 5%. Esse e outros fatores, tem contribuído para que o consumo no mercado interno continue patinando ao longo deste ano.

Imposto não!!!

Apesar das pressões dos sindicatos e da fala descabida do Ministro do Trabalho, o governo Lula não deve promover, pelo menos tão cedo, a volta do imposto sindical, ainda mais na faixa pleiteada. O que o Planalto quer são alternativas para financiamento das máquinas sindicais. De preferência, com mesmo polêmicas.

Para inglês ver

A proposta da Annel de reduzir a taxa extra na conta de luz em ate 37% não terá impactos, pelo menos ate o final do verão de 2024, para o consumidor. O motivo é simples: os reservatórios de água estão cheios e as fontes alternativas, como eólicas e solares estão, em franca expansão , o que deve impedir o uso de termelétricas para subir o consumo na alta temporada. E é exatamente quando se ligam as termelétricas que entra a cobrança.

E o salário, ó…

Termina na segunda-feira o prazo de validade da MP que reajusta o salário mínimo acima da inflação. O texto já foi apreciado por Comissão Mista do Congresso Nacional, mas ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal dentro deste curto prazo de tempo.

 

[email protected]

Artigos Relacionados