COLUNAS

Economia$Capital

4 de fevereiro, 2025

Preço de aluguéis pode explodir A perspectiva de aumento de aluguéis no DF pode superar os 15% em algumas regiões. Embora as correções pelo índice oficial fiquem bem abaixo, as expectativas é de aumento na demanda com a falta de novos imóveis e o represamento do mercado. Mesmo com o aumento no lanceto, o mofado …

Preço de aluguéis pode explodir

A perspectiva de aumento de aluguéis no DF pode superar os 15% em algumas regiões. Embora as correções pelo índice oficial fiquem bem abaixo, as expectativas é de aumento na demanda com a falta de novos imóveis e o represamento do mercado. Mesmo com o aumento no lanceto, o mofado não tem conseguido super ar demanda.

Preço de aluguéis pode explodir II

Isso ocorre principalmente em regiões como Plano Piloto, Águas Claras e Sudoeste. Já para os imóveis de classe mais baixa, os preços devem ficar mais contidos.

PDOT em discussão

O urbanista francês Alain Bertaud, considerado um dos maiores nomes em planejamento urbano do mundo, vai participar de discussão sobre o revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), na segunda (23), a partir das 8h30, em seminário realizado no auditório do Sinduscon/DF, em parceria com a Cidade Urbitá. A entrada é gratuita para o público em geral.

Serviços em queda

O volume de serviços no país teve queda de 0,9% em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior. Essa é a primeira queda depois de três altas consecutivas. De maio a julho, o setor havia acumulado ganho de 2,1%. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE, o setor cresceu 0,9% na comparação com agosto de 2022, acumula altas de 4,1% no ano e de 5,3% em 12 meses.

_______________________________________
Foto: EBC

Títulos para o meio ambiente

Prevista para ocorrer até o início do próximo ano, a primeira emissão de títulos soberanos sustentáveis do Brasil no mercado internacional destinará de 50% a 60% dos recursos levantados a projetos de meio ambiente, informou o Tesouro Nacional. Os projetos sociais ficarão com os 40% a 50% restantes. O governo brasileiro pretende levantar R$ 10 bilhões com a emissão de títulos verdes.

_______________________________________

A vaca vai pro brejo

O setor leiteiro nos últimos 12 meses teve uma redução de 5,9% nos custos, mas os produtores rurais tiveram 26,2% na redução de receita. Isso, segundo audiência publica reafixada na Can, se deve a práticas desleais e subsídios adotados por países do Mercosul que impactam nos pecos de importados e afetam a concorrência nacional.

A CNA já solicitou formalmente ao governo que sejam considerados alguns pontos, como o aumento de prazos de custeio para retenção de matrizes, linhas emergenciais para capital de giro e renegociação de dívidas com novo prazo de 36 meses.

_______________________________________

Carne não é fraca, mas mais barata

Falando em vaca, o preço da carne apresentou a maior queda desde a implementação do Plano Real. De lá para cá, a maior deflação no acumulado de um ano cheio ocorreu em 1995. Na época, a baixa foi de 10,25% no IPCA; hoje, economistas esperam uma redução anual entre 10,75% e 11,35%.

________________________________________

 

[email protected]

Artigos Relacionados