Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

9 de novembro, 2023

Mudanças deixam IVA mais salgado O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu que os novos benefícios tributários que o relator da reforma tributária no Senado, […]

Economia$Capital
Foto: ebc

Mudanças deixam IVA mais salgado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu que os novos benefícios tributários que o relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), incluiu em sua proposta alternativa ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados elevarão em 0,5 ponto percentual a alíquota-padrão do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA).

Mudanças deixam IVA mais salgado (II)

Apesar disso, o ministro garante que, comparativamente, a alíquota-média tende a cair para a maioria dos contribuintes.

Mudanças deixam IVA mais salgado (III)

Segundo estudo divulgado pelo ministério, haverá um crescimento médio do PIB de 1,5% ao ano como reflexo da reforma. Algumas unidades federativas terão melhor desempenho com um crescimento real de receita acima desse percentual. Entre elas, o DF, que pode apresentar 2,2%.

Foto: agência brasília

Santos Dumont mantem voos para Brasília

O governo voltou atras e vai manter a chegada e partida de voos de Brasília para o Santos Dumont no Rio. A manutenção dos voos entretanto passará por uma diminuição no número de passageiros, como compensação. As medidas fazem parte do pacote para recuperar o aeroporto Internacional do Galeão.

Tendência é manter juros parcelados

O Banco Central pode afastar a ideia de mudar o parcelamento sem juros, uma vez que estudos do próprio BC não enxergariam relação entre essa modalidade de crédito e a inadimplência. A informação teria sido repassada por técnicos da instituição a representantes de associações que participaram de reunião com o Banco.

Tendência é manter juros parcelados (II)

No último dia 7, se reuniram com o Banco Central em Brasília, a Abipag (Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos) e a Abranet (Associação Brasileira de Internet), a Abrasel (restaurantes e bares) a CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), entre outros.

PDAD mais abrangente

O IPEDF realiza agora em novembro a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (PDAD-A) 2023, que vai mapear o perfil da população e a infraestrutura urbana e rural da capital federal. Este ano, a pesquisa estará ainda mais abrangente porque incorpora, pela primeira vez, os dados essenciais das áreas rurais do DF.

Streaming conquista brasileiro

O IBGE divulgou que entre os domicílios com TV no Brasil, 43,4% (ou 31,1 milhões) tinham serviço pago de streaming e 95,3% destes também acessavam canais de TV, fosse TV aberta (93,1%) ou por assinatura (41,5%). No ultimo levantamento, os sérvios de streaming mal passavam de 10%.

[email protected]