Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

11 de janeiro, 2024

Comércio volta a crescer no DF A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) indica que a maioria dos segmentos do comércio no DF cresceu. O volume […]

Economia$Capital
Foto: Agência Brasília

Comércio volta a crescer no DF

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) indica que a maioria dos segmentos do comércio no DF cresceu. O volume de vendas do comércio varejista ampliado aumentou 1,4% em 12 meses (encerrados em setembro), em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar de representar uma queda em relação aos meses de julho (2,0%) e agosto (1,9%), o resultado é melhor do que o observado ao fim do segundo trimestre (1,0%), o que representa uma tendência de melhoria no indicador.

Serviços acompanham a onda

Com uma expansão de 3,2% em 12 meses (encerrados em setembro), em relação ao mesmo período homólogo, o setor de serviços do DF também se destacou na análise do boletim. O resultado sinaliza uma continuidade da recuperação após as sucessivas quedas desde dezembro de 2022.

Mas inflação também aumenta

No terceiro trimestre de 2023, houve uma aceleração na inflação em relação ao segundo trimestre do mesmo ano. O grupo Transportes impulsionou o cenário inflacionário no período, refletindo as altas nos preços da gasolina (6,05%), do óleo diesel (22,31%), da passagem aérea (14,33%) e das taxas de emplacamento e licença (3,48%). O desempenho trimestral foi contrabalanceado pela deflação do grupo Alimentação e bebidas.


Foto: Agência Brasília

Rumo ao Chile

O Aeroporto JK terá viagens diretas para Santiago (Chile) a partir de junho deste ano. Esse é o sétimo destino internacional possibilitado pelo aeroporto, que já tem voos sem escala para Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina). Além disso, há voos diretos para todas as 26 capitais brasileiras e mais 12 cidades no país.


Construção tem aumento de preços

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) variou 0,26% em dezembro, subindo 0,18 ponto percentual em relação a novembro (0,08%). O acumulado do ano foi de 2,55%, numa queda de 8,35 pontos percentuais em relação à taxa acumulada de 2022. O índice de dezembro de 2022 foi de 0,08%.

Natal em shopping tem melhore resultado

O Natal, movimentou 5,6 bilhões de reais na semana de 19 a 25 de dezembro de 2023 nos shoppings centers, o melhor resultado desde 2019, ano anterior ao início da pandemia de covid-19. As vendas cresceram 0,6% em comparação ao mesmo período de 2022 e o ticket médio chegou a R$ 207,04, segundo dados coletados pelo índice Cielo, divulgados pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

Adeus ao DOC no dia 15

Até o dia 15 de janeiro de 2024, às 22h, as instituições bancárias associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão oferecer aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas (empresas). Depois desse prazo, não será mais possível utilizar esse meio de pagamento.

E à TEC também

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

[email protected]