Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

1 de abril, 2021

Mais duas horas Após a derrubada da liminar que vetava o funcionamento do comércio, os donos de bares e restaurantes voa apoiar a pressão para […]

Economia$Capital

Mais duas horas

Após a derrubada da liminar que vetava o funcionamento do comércio, os donos de bares e restaurantes voa apoiar a pressão para que os horários de funcionamento sejam ampliados pelo menos até as 21 horas. Aconselha-se que item o assunto com Ibaneis pelo menos enquanto a taxa de ocupação das UTIs estiver acima dos 90%.

 

Mais duas horas II

Segundo técnicos do governo, não serão duas horas a mais que terão impacto significativo nas contas dos estabelecimentos a ponto de se comer risco com aglomerações e seus efeitos na pandemia. Já para as empresas, essas duas horas, após o horário comercial padrão, podem significar até e mais 50% em faturamento.

 

A coluna previu

Como antecipado pela coluna o Congresso aprovou a ampliação do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, do final de abril para o fim de julho. O calendário de restituições, que se inicia em maio, deve ser mantido,

 

De olho no auxílio

Não são só os mais desfavorecidos que estão ansiosos pela chegada do auxílio emergia, prevista para a próxima terça-feira em suas contas. O setor de supermercados também. Uma vez que desde que o auxílio foi interrompido, as vendas nos estabelecimentos tiveram quedas substanciais. Até parcelamento de cesta básica alguns fizeram para conter a queda.

 

Desemprego recorde

A constatação feita com o índice de desemprego, divulgado ontem, pelo IBGE, que mostrou que o País ultrapassou os 14% de desempregados, é de que a situação ´´muito mais crítica. Os dados divulgados. Referem a janeiro, quando as medidas de restrição ainda eram mais tênues. A julgar pelo que ocorreu desde então, os próximos números devem superar os 15%, um recorde histórico.

 

Alivio

O secretário de Economia definiu os procedimentos para a prorrogação automática do IPTU e da Taxa de Limpeza Pública 2021. Os tributos serão prorrogados para bares, restaurantes, lanchonetes, segmento de eventos, academias, hotéis e shopping centers. O vencimento original seria em quatro parcelas, a partir de maio. Com a prorrogação, os valores serão parcelados em 12 vezes, com o primeiro vencimento em dezembro deste ano.

 

Alivio II

O mesmo espirito de consideração com os tempos bicudos teve a Caesb. A companhia anunciou que os débitos atrasados com a conta de água podem ser parcelados em até 47 vezes. Quem pagar à vista, pode ter descontos de até 99% nos juros.

 

Investimento em queda

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou nesta quinta-feira (1º) o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que registrou recuo de 15,9% em janeiro deste ano, frente a dezembro de 2020. O indicador é apontado como um dos principais termômetros para medir a capacidade de investimento do País. O outro é a confiança da indústria, que também está em queda.

 

[email protected]