COLUNAS

Economia$Capital

4 de fevereiro, 2025

Cai endividamento das famílias

O número é menor que o de janeiro e também está abaixo do valor registrado em fevereiro de 2023.

Cai endividamento das famílias

No geral, em fevereiro, as famílias reduziram o endividamento e aparentam estar organizando suas finanças para 2024. Um percentual de 77,9% das famílias possui dívidas a vencer, como cartão de crédito, cheque especial, carnês, crédito consignado, empréstimos pessoais, cheques pré-datados e parcelas de financiamento. O número é menor que o de janeiro e também está abaixo do valor registrado em fevereiro de 2023.

Cai endividamento das famílias (II)

Pelo quarto mês consecutivo, houve redução do percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas”, 16,7%. Assim como em janeiro, aumentou o número daquelas que se consideram “mais ou menos endividadas”, 29,1%.


Mulheres são maioria na alimentação

Estatísticas do IBGE, analisadas pela Abrasel, revelam que as mulheres compõem 54% da mão de obra formal no ramo de alimentação fora do lar. No âmbito informal, esse índice atinge 56%. O setor conta com mais de 1,6 milhão de mulheres trabalhadoras.

Mulheres são maioria na alimentação (II)

O percentual de mulheres sócias no setor de alimentação chega a 38,22%. O índice é maior do que em outros setores, como agropecuária (36,61%), comércio (35,15%), construção civil (24,10%) e indústria (30,63%).

Ainda sobre elas

No último ano, quatro em cada cinco mulheres ocupadas na capital federal foram absorvidas pelo setor de serviços. O grupo com maior índice de participação feminina é o de “administração pública, defesa e seguridade social; educação, saúde humana e serviços sociais”, chegando a ultrapassar 1/3 da ocupação das mulheres na região.

Ainda sobre elas (II)

Em contrapartida, a presença feminina no setor de construção é mínima – apenas 5,5% dos empregados do ramo são mulheres. Tanto no setor de indústria de transformação (36,6%) e na área de comércio e reparação (42,1%), a participação das mulheres é inferior a dos homens.

Mais avanços na indústria

A indústria de transformação apresentou leve avanço em janeiro de 2024 na comparação com dezembro de 2023. O levantamento mensal mostra que o número de horas trabalhadas na produção, o emprego, a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador da indústria avançaram no primeiro mês deste ano, quando comparados com dezembro de 2023 e com o mesmo período do ano anterior.


CNA discute demandas do Centro-Oeste

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na sexta (8), em Campo Grande (MS), mais um encontro regional para debater as propostas do setor agropecuário para o Plano Safra 2024/2025, com o objetivo de reunir as demandas da região Centro-Oeste. As principais demandas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal foram o aumento de recursos para o crédito e a subvenção ao seguro rural, além da garantia de segurança jurídica na propriedade.

[email protected]

Artigos Relacionados