Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

2 de abril, 2024 / Por: [email protected]

Vendas no comércio se recuperam

As vendas no comércio cresceram 2,5% em janeiro na comparação com dezembro. É o primeiro crescimento significativo desde setembro de 2023. Na época, o avanço fora de 0,8%. É também a melhor tinha sido igualmente de 2,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE.

Economia$Capital
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Vendas no comércio se recuperam (II)

Cinco das oito atividades pesquisadas avançaram em janeiro deste ano. Os destaques foram as de tecidos, vestuário e calçados (8,5%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%), que tiveram as principais influências sobre o resultado.

Vendas no comércio se recuperam (III)

Três atividades ficaram no campo negativo em janeiro: livros, jornais, revistas e papelaria (3,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,1%), terceira de maior peso na pesquisa; e combustíveis e lubrificantes (0,2%).

Menos incertezas na economia

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 0,7 ponto em março, para 103,8 pontos, menor nível desde julho de 2023 (103,5 pontos).


Aposentados recebem abono

Decreto assinado pelo presidente Lula antecipa o pagamento do abono anual a aposentados e pensionistas, conhecido como décimo terceiro salário de beneficiários do INSS. De acordo com o texto, a primeira parcela do abono anual será paga na folha de abril e a segunda na folha de maio.

Aposentados recebem abono (II)

Têm direito ao benefício segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.


Bares e restaurantes puxam empregos

O número de pessoas empregadas no setor de alojamento e alimentação (no qual bares e restaurantes significam mais de 90% do total), aumentou para 5,52 milhões no trimestre atual, em comparação com 5,45 milhões no trimestre anterior (set-out-nov de 2023). Isso representa um aumento de 70 mil novos empregos, um crescimento de 1,3% em relação ao trimestre anterior.


Preços na indústria voltam a subir

Em fevereiro de 2024, os preços da indústria variaram 0,06% frente a janeiro de 2024, o primeiro resultado positivo nesse indicador após três meses no campo negativo. Nessa comparação, 14 das 24 atividades industriais tiveram variações positivas de preços. O acumulado no ano foi de -0,18%, enquanto o acumulado em 12 meses ficou em -5,16%. Em fevereiro de 2023, o IPP havia sido -0,29%.


[email protected]