Economia$Capital
4 de fevereiro, 2025Bancos seguem reduzindo vagas
A Pesquisa do Emprego Bancário (PEB) referente ao primeiro bimestre de 2024, elaborada pelo Dieese, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), aponta uma eliminação de 4.171 postos de trabalho bancário no acumulado dos últimos 12 meses. Na análise dos dados dos dois primeiros meses de 2024, verifica-se uma abertura de 1.074 postos de trabalho, resultado explicado por conta da convocação de aprovados em concurso do Banco do Brasil”.
Bancos seguem reduzindo vagas (II)
Ao se analisar o saldo do emprego bancário no ramo financeiro, do qual o setor bancário faz parte, verifica-se uma realidade oposta. Mesmo com o setor bancário puxando o número de vagas para baixo, nos últimos 12 meses, foram criados 20,5 mil postos de trabalho no ramo financeiro, com destaque para as cooperativas de crédito e os securitários, que juntos criaram 16,3 mil postos de trabalho no período.
Comercio mais otimista
A expectativa dos empresários do comércio em relação à situação futura subiu pela segunda vez consecutiva em março, na comparação com janeiro e fevereiro. De acordo com sondagem do Instituto Fecomércio, o índice ficou em 124,3 pontos, contra 122 de fevereiro e 121,9 de janeiro.
••••••••••
Comercio mais otimista (II)
O destaque do indicador de situação futura ficou para a demanda, que aumentou de 125,5 em fevereiro para 130,5 pontos agora em março. A situação dos negócios também apresentou elevação de fevereiro (134,3) para março (136,2).
Pesquisa mostra diminuição da fome
No quarto trimestre de 2023, tendo como referência o período de três meses anteriores à data de realização da pesquisa de segurança alimentar no pais, o Brasil tinha 72,4% (ou 56,7 milhões) dos seus domicílios em situação de segurança alimentar. Essa proporção cresceu 9,1 pontos percentuais (p.p.) frente à última pesquisa do IBGE, que havia encontrado 63,3% dos domicílios do país em situação de segurança alimentar.
Pesquisa mostra diminuição da fome (II)
As regiões Norte (60,3%) e Nordeste (61,2%) tinham as menores proporções de domicílios em segurança alimentar, enquanto Centro-Oeste (75,7%), Sudeste (77,0%) e Sul (83,4%) tinham os maiores percentuais.
Brasil mais produtivo
O Novo Brasil Mais Produtivo vai rodar as cinco regiões do Brasil a partir de maio para engajar micros, pequenas e médias empresas industriais no programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Senai, Sebrae, ABDI, Finep e Embrapii. Em Brasília o lançamento será no dia 09 de maio, no auditório da Fibra.
Enxugaram órgão contra lavagem
O Coaf, órgão que tem entre suas atribuições investigar crimes de lavagem e dinheiro teve um corte de 30% de seu orçamento este ano, em relação a 2023.